Pode usar minoxidil no cabelo feminino?

Perguntado por: ncosta . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 3 votos

O produto pode ser encontrado em versão tópica ou oral e costuma ser usado por homens e mulheres com o problema, desde que indicado por um dermatologista. O minoxidil estimula o crescimento do cabelo ao aumentar o calibre dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação sanguínea no escalpe.

O aumento da espessura dos pelos devido ao uso de minoxidil é mais frequente em mulheres e resolve-se em torno de 3 meses após a parada da medicação. Palpitação e baixa da pressão com o uso do minoxidil tópico não costumam ocorrer.

O dermatologista Beni Grinblat também avalia que, mesmo com os possíveis efeitos colaterais, o remédio é seguro e pode ser uma boa alternativa para pacientes com calvície.

Contudo, é importante saber que o Minoxidil não provoca o crescimento de pelos onde não há folículos pilosos. "Em pacientes que têm a barba ralinha, ele pode até engrossar os fios, mas não é como se fosse um transplante", esclarece Neri.

Minoxidil Foligain Feminino
É o produto perfeito para o tratamento da calvície feminina. Inclusive, como o próprio nome da entrega, o Foligain Feminino 2% foi desenvolvido especialmente para as mulheres que sofrem com a queda capilar.

Minoxidil faz o cabelo cair? Sim, mas é uma ação temporária. Como ele está modificando as fases capilares (ele prolonga a anágena, ou seja, o tempo de desenvolvimento do fio), faz com que alguns fios caiam no primeiro mês. No entanto, os novos vão crescer logo em seguida.

Quais os riscos de usar minoxidil? O minoxidil é considerado um medicamento seguro, em especial na versão em solução, para uso tópico. Mesmo assim, podem haver efeitos colaterais, como reação alérgica local, coceira, pele seca, descamação do couro cabeludo e queda de cabelo.

Se a aplicação for feita à noite, é importante esperar um tempo para deitar, cerca de 1 ou 2 horas, para que o produto não fique depositado no travesseiro e sim no couro cabeludo. Além disso, o medicamento não deve ser aplicado nos fios e sim no couro cabeludo, para que ele atue no local onde há o problema.

Além da questão genética, a inflamação, bem como mudanças na dieta, perda de peso, carência nutricional, estresse e problemas hormonais são alguns dos fatores capazes de provocar a queda dos cabelos. Se esse for o seu caso, tenha em mente que o uso isolado do Minoxidil não será o bastante para frear a sua calvície.

Ou seja, se o paciente parar de usar o medicamento, o cabelo vai cair, porque o ciclo capilar será novamente encurtado. Assim, quem tem alopecia androgenética precisa entender que esse tratamento é contínuo e não pode ser interrompido.

O medicamento é comercializado em embalagem spray, que vem em formato de líquido ou espuma. Ele deve ser aplicado no couro cabeludo, lembrando que não é necessário lavar o cabelo para usar o Minoxidil.

A espironolactona e o alfaestradiol são ambos utilizados para tratar alopecia feminina. Mulheres também têm certa quantidade de testosterona no corpo, e é exatamente isso que faz com que o DHT seja gerado e implique na perda de cabelo. O que a espironolactona e o alfaestradiol fazem é reduzir a ação desse hormônio.

Então se você passa o composto no rosto e já sai pra rua, se expondo ao sol, o álcool tende a evaporar e o efeito do Minox praticamente será cortado, não deixando que o produto seja absorvido por completo pela pele.

No mercado brasileiro, é possível manipular minoxidil no shampoo ou comprar separadamente um kit com minoxidil em determinada concentração + shampoo com alguns outros ativos que incentivam o crescimento capilar.

O valor para comprar minoxidil 5 pode variar de acordo com as características de cada produto. Mas, de maneira geral, o preço de minoxidil 5 fica entre R$ 33,66 e R$ 155,93.