Como usar minoxidil para nascer cabelo?

Perguntado por: eandrade2 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.2 / 5 14 votos

Essa versão geralmente é recomendada para quem precisa de aplicações locais e de pouca quantidade. Em gotas, você deve espalhar o produto pela região afetada (cabeça, barba e sobrancelhas). A versão em gotas do produto auxilia no uso em locais pontuais.

A resposta ao tratamento com minoxidil costuma aparecer após 4 meses de tratamento, mas costumamos pedir para o paciente marcar uma consulta de reavaliação após 6 meses. Uma vez confirmada a eficácia, o tratamento deve ser mantido indefinidamente, ou seja, até quando o paciente deseje manter o volume do cabelo.

Contudo, é importante saber que o Minoxidil não provoca o crescimento de pelos onde não há folículos pilosos. "Em pacientes que têm a barba ralinha, ele pode até engrossar os fios, mas não é como se fosse um transplante", esclarece Neri.

Aplique cerca de 6 borrifadas do minoxidil spray na área afetada pela calvície do couro cabeludo; No caso do formato loção, o couro cabeludo deve ficar umedecido com o minoxidil, mas não precisa ficar encharcado.

Fortifique a fórmula
A adenosina, cafeína e Arct Alg podem ser usados na fórmula para potencializar os efeitos antiqueda do minoxidil”, afirma o farmacêutico.

O dermatologista Beni Grinblat também avalia que, mesmo com os possíveis efeitos colaterais, o remédio é seguro e pode ser uma boa alternativa para pacientes com calvície.

Como usar minoxidil para obter melhores resultados
O minoxidil deve ser usado continuamente respeitando cada caso, de acordo com o médico, já que sua pausa repentina pode causar uma queda tipo eflúvio telógeno. A recomendação de uso é de no mínimo 3 meses para obter os primeiros resultados.

Além da questão genética, a inflamação, bem como mudanças na dieta, perda de peso, carência nutricional, estresse e problemas hormonais são alguns dos fatores capazes de provocar a queda dos cabelos. Se esse for o seu caso, tenha em mente que o uso isolado do Minoxidil não será o bastante para frear a sua calvície.

Evidências científicas e riscos
Os mais graves são a taquicardia, o qual é o aumento da frequência cardíaca, e a pericardite, uma inflamação da membrana que envolve o coração.

Sim. Não há qualquer contraindicação em relação a dormir após a aplicação do Minoxidil. Aliás, a aplicação noturna do Minoxidil pode ser muito indicado, por não haver exposição direta ao sol reduzindo possíveis reações irritativas do produto no local de aplicação.

Verdadeiro, não existe nenhuma contraindicação de se expor ao sol caso esteja usando o Minoxidil. Converse com seu médico para entender se no seu caso específico será necessário fazer alguma mudança.