Como ocorre a transmissão da varicela?

Perguntado por: evasconcelos . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 11 votos

Transmissão. A catapora é facilmente transmitida para outras pessoas. O contágio acontece por meio do contato com o líquido da bolha ou pela tosse, espirro, saliva ou por objetos contaminados pelo vírus, ou seja, contato direto ou de secreções respiratórias.

A catapora é uma doença viral altamente contagiosa, mas, na maioria dos casos, benigna. Pode acometer indivíduos de todas as faixas etárias, sendo mais comum em crianças.

Paciente com suspeita de varicela deve permanecer o menor tempo possível na sala de espera, tendo seu atendimento priorizado e permanecendo com máscara do tipo cirúrgica neste período. 2. Se necessitar hospitalização, o paciente deve ficar em quarto privativo, sob precaução de contato e por aerossóis.

A varicela é causada pelo vírus da varicela-zóster (VVZ). A doença acomete apenas humanos e alguns primatas superiores. A infecção primária resulta no surgimento de lesões exantemáticas pápulo-vesiculares, polimórficas, de distribuição central, enquanto a reativação do vírus, resulta no herpes zóster.

– Medicar conforme prescrição médica; – Medicar o paciente se o mesmo apresentar desconfortos como prurido intenso, dores, ou em estado febril, conforme prescrição médica; – Aferir sinais vitais e observar possíveis desconfortos; – Manter ambiente seco e calmo.

Às vezes, mesmo quem tomou a vacina pode contrair catapora (isso se chama “varicela modificada”). Quando as pessoas vacinadas contraem a catapora, os sintomas costumam ser leves. Elas têm menos lesões, menos probabilidade de ter febre e recuperam-se mais rapidamente.

Pessoas que já tiveram varicela, não precisariam receber a vacina já que a doença faz imunidade permanente.

Existem 4 tipos de precaução que podem ser aplicadas isoladamente ou de maneira associada, a depender de cada situação: padrão, contato, gotículas e aerossóis. Teste seus conhecimentos respondendo as questões abaixo. Após sua resposta você verá qual é a alternativa mais votada.

Utilizar a máscara N95 assistência a pacientes com doenças transmitidas por aerossóis: Tuberculose pulmonar ou laríngea, Herpes Zoster disseminada ou em imunodeprimido, Sarampo e Varicela.

As lesões de pele da varíola, ao contrário daquelas da varicela, ficam todas na mesma fase de desenvolvimento em uma determinada parte do corpo. Após 8 ou 9 dias, as pústulas transformam-se em crostas. Cicatriz residual acentuada é típica.

No geral, os sintomas iniciais da varíola são bastante similares ao de uma gripe e incluem, por exemplo, febre, dor de cabeça, mal-estar e dores musculares. Depois, o vírus se espalha pelo corpo por meio do sistema linfático e surgem manchas avermelhadas por toda parte.

Depois que o vírus invade o organismo, o período de incubação dura, em média, 15 dias. E, após aparecerem os sintomas da catapora, a recuperação completa costuma acontecer entre 7 e 10 dias.

Varicela grave – paciente com febre alta (>38ºC) e lesões cutâneas polimorfas (pápulas, vesículas, pústulas, crostas), que: − tenha sido hospitalizado, OU − evoluiu com complicações ou óbito, E − pertença a um dos seguintes grupos: › recém-nascidos, adolescentes, adultos; › pacientes imunodeprimidos, gestantes.

É administrada por via subcutânea (SC) - a aplicação é feita de preferência, na região próxima ao deltoide ou na região próxima ao glúteo, no quadrante superior externo. Cada dose é de 0,5 ml. Até 12 anos, 11 meses e 29 dias: dose única.

crosta. Monitorar o aparecimento de casos novos. Após 21 dias sem novos casos, considera-se o surto controlado. Casos em Instituições hospitalares: a ocorrência de um único caso confirmado de varicela dentro de instituição hospital é considerado surto.

No Brasil, somente os casos graves, internações e óbitos por varicela são de notificação compulsória. No entanto, a ocorrência de surtos deve ser notificada a partir da agregação de casos no módulo de notificações de surto do Sistema Nacional de Agravos de Notificação (Sinan).