Português

É um pronome demonstrativo

São considerados também pronomes demonstrativos: o, a, mesmo, próprio, semelhante e tal. Semelhante e tal têm valor demonstrativo quando denotam identidade ou se referem às ideias já expressas anteriormente. Também quando forem substituíveis por este, esta, aquele, aquela, aquilo.

... Ler mais

Quais são os pronomes possessivos

Pronomes possessivos: são pronomes que estão relacionados à ideia de posse. Eles são: “meu”, “minha”, “meus”, “minhas”, “teu”, “tua”, “teus”, “tuas”, “seu”, “sua”, “seus”, “suas”, “nosso”, “nossa”, “nossos”, “nossas”, “vosso”, “vossa”, “vossos” e “vossas”.

... Ler mais

Qual é o pronome de Felipe

Note que o termo “ele” substitui o nome, que poderia ser qualquer um como “Felipe só viajará se tiver dinheiro”.

... Ler mais

Quando são colocados os pronomes pessoais nas frases

Os pronomes pessoais indicam as pessoas do discurso, assim, o pronome oblíquo “lhe”, da segunda oração, aponta para a segunda pessoa do singular (tu/você): Maria não sabia se devia ajudar.... Ajudar quem? Você (lhe).

... Ler mais

Qual é o pronome eu

Os pronomes pessoais referem-se às pessoas do discurso, ou seja, aos agentes envolvidos no enunciado, podendo ser a 1ª, a 2ª ou a 3ª pessoa, do singular ou do plural. São elas: 1ª pessoa: eu (singular), nós (plural);

... Ler mais

Que pronome substitui pai

Aqui neste contexto, torna-se perceptível que o pronome “seu”, também classificado como possessivo, agora substitui o substantivo “pai”.

... Ler mais

É um pronome indefinido

Os pronomes indefinidos são aqueles que se referem à 3ª pessoa de modo vago e pouco preciso. São usados em situações em que não há exatidão sobre a 3ª pessoa no discurso. Veja o exemplo: “Algumas pessoas estiveram aqui pela manhã.”

... Ler mais

Qual é o sufixo de cachorro

O gênero feminino, por sua vez, é indicado pelo sufixo -a (desinência de feminino). Quando flexionamos a palavra cachorro (gerando “cachorra”), o que ocorre é a “queda” da vogal temática -o quando se insere o sufixo de gênero feminino -a.

... Ler mais

Como identificar o sufixo é prefixo

O nome prefixo ou sufixo é dado dependendo do lugar que ocupam na palavra. Ou seja, se estiver antes do radical é prefixo, mas se estiver depois do radical é sufixo. Exemplos: antipatia (anti = prefixo)

... Ler mais

Qual é o sufixo de sala

Esta palavra é formada por um único constituinte morfológico, que é um radical (caminh-) para além do constituinte temático (-o) e do(s) sufixo(s) de flexão.

... Ler mais

Qual é o prefixo de negação

Algumas palavras não existem sem o prefixo de negação. É o caso de discordar. Alguns prefixos de negação: in-, im-, i-, des-, dis-, á-, an-.

... Ler mais

Qual é o prefixo de ferro

Resposta: Não existe prefixo, pois ferro é a palavra primitiva. Espero ter ajudado.

... Ler mais

Qual é o sufixo de florescer

Resposta. o radical é flor. "escer" é sufixo.

... Ler mais

Qual é o sufixo de pedra

eira” é um sufixo ligado à palavra pedra.

... Ler mais

É errado dizer certeza absoluta

Embora muito usada com intuito enfático, essa expressão é redundante, uma vez que o substantivo certeza já significa convicção e segurança plena e total, indicando indubitabilidade. Errado: Você tem a certeza absoluta de que isso aconteceu assim? Certo: Você tem a certeza de que isso aconteceu assim?

... Ler mais

Porque por quê ou porquê

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

... Ler mais

O que é Polissíndeto é um exemplo

O que é polissíndeto? Polissíndeto é a figura de construção caracterizada pela repetição de conjunções, o que muitas vezes acaba gerando um efeito de intensificação do discurso. Observe: “Há dois dias meu telefone não fala, nem ouve, nem toca, nem tuge, nem muge.” (Rubem Braga)

... Ler mais

É correto dizer entrar para dentro

Você poderia "ir para dentro", mas não "ir a dentro". É bom lembrar que "entrar para dentro" não está errado, mas é uma redundância, já que ninguém pode "entrar para fora". Na frase "O Santos adentrou o campo de jogo", temos o correto uso do verbo adentrar.

... Ler mais

Qual é o certo embaixo ou em Baixo

Embaixo ou em baixo? O uso mais comum que se faz de “embaixo” é como advérbio de lugar. Nesse caso, a grafia correta é embaixo, ou seja, junto. Há algumas situações em que a palavra “baixo” é usada como adjetivo e poderá ser precedida da preposição “em”, dando origem a em baixo com grafia separada.

... Ler mais

Por que não se deve falar mais melhor

Ao dizermos, por exemplo, que um texto é melhor que o outro, pressupomos que os dois sejam bons. Mas, se um é pior que o outro, é sinal de que os dois são maus. As formas "melhor" e "pior" são intensificadoras.

... Ler mais