Português

Por que não se pode falar mais melhor

Ao dizermos, por exemplo, que um texto é melhor que o outro, pressupomos que os dois sejam bons. Mas, se um é pior que o outro, é sinal de que os dois são maus. As formas "melhor" e "pior" são intensificadoras.

... Ler mais

Qual é o certo mais grande ou maior

Trata-se do grau comparativo desses adjetivos. "Grande" tem como comparativo "maior", "pequeno", "menor".

... Ler mais

O que são paradigmas na ciência

Para Kuhn, paradigmas são realizações científicas universalmente conhecidas que durante um certo período de tempo nos oferecem, além dos proble- mas, as soluções modelares para a comunidade que está envolvida com a ciência.

... Ler mais

O que é um paradigma moderno

Representando um real simples, o paradigma moderno o pensa também como homogêneo, ignorando a heterogeneidade das múltiplas modalidades do ser, pensado na sua totalidade conforme o modelo maquínico e causalista. da natureza, ela se articula ao objetivo de controle e dominação, central no projeto moderno, como dito.

... Ler mais

São três os paradigmas educacionais

Utilizou-se como referência os três Paradigmas Pedagógicos Educacionais, sendo eles o da Instrução, o da Aprendizagem e o da Comunicação (TRINDADE; COSME, 2010).

... Ler mais

Quais são os paradigmas atuais da educação

São enfocados, ainda, os paradigmas inovadores e as abordagens progressista, sistêmica, do ensino com pesquisa e o paradigma emergente. O estudo investiga também a proposta de uma nova prática docente com o uso da mídia.

... Ler mais

O que é paradigma clássico

O paradigma clássico nos remete a um exemplo simples. Quando uma maça cai da árvore, o que aconteceu? Para os adeptos deste pensamento, a maça apenas cai, e nada mais. Porém para os que seguem o paradigma holístico, existem outras linhas de raciocínio.

... Ler mais

Qual a importância dos paradigmas para a ciência atual

Vê uma grande importância dos paradigmas, já que são esses que vão determinar os padrões de conhecimento e que coordenam e dirigem a forma das pessoas trabalharem. Assim, a revolução científica é um período de mudança de paradigmas e com ela muda-se a forma de olhar o mundo (KUHN, 2010).

... Ler mais

O que é um paradigma para Kuhn

Para Kuhn, o conhecimento científico é definido basicamente pela adoção de um paradigma, e um paradigma nada mais é do que uma estru- tura mental – composta por teorias, experiências, métodos e instrumentos – que serve para o pensamento organizar, de determinado modo, a realida- de e os seus eventos.

... Ler mais

Como quebrar paradigmas mentais

  1. Identifique seus hábitos. Para alterar os padrões, primeiro é importante saber o que deve ser mudado e como eles funcionam. ...
  2. Use sua intuição e razão para quebrar paradigmas. ...
  3. Investigue as causas dos seus problemas. ...
  4. Não conte apenas com motivação para mudar.
... Ler mais

O que ocorre quando há uma crise de um paradigma

4 resposta(s) Há uma mudança da paradigmas que possibilita uma revolução científica e o surgimento de um novo paradigma.

... Ler mais

Como sair de um paradigma

É encontrar alternativas, formas diferentes. Aliás, ele acrescenta que, para ir além do ordinário, é preciso superar a si mesmo. Ir ao encontro do que se deseja, encarar limitações e buscar pelo que há de novo no mercado são algumas das ações que alimentam e compõem a ação de quebrar paradigmas.

... Ler mais

O que se deve ter em um plano de aula

O que é um plano de aula?

  1. o tema da aula;
  2. o conteúdo a ser ensinado;
  3. seu objetivo;
  4. metodologia de aprendizagem utilizada;
  5. método de avaliação.
... Ler mais

O que fazer para melhorar a escrita dos alunos

Para ajudar, confira 7 dicas para estimular e aperfeiçoar a escrita em sala de aula.

  1. Os alunos têm que escrever todos os dias. ...
  2. Incentive a leitura. ...
  3. Explique que existem diferentes formas de escrita. ...
  4. Passe produções de textos com temas livres. ...
  5. Faça avaliações, mas sem limitar o aluno. ...
  6. Escreva com seus alunos.
... Ler mais

Que fatores influenciam a aprendizagem da ortografia

Moraes (2003) afirma que “A aquisição da ortografia é impulsionada por diversos fatores, tais como a exposição do aprendiz à língua escrita, a freqüência de aparecimento das palavras, a regularidade ou não da notação ortográfica”.

... Ler mais

Como saber se é L ou U no meio da palavra

O "L" é usado quando a sílaba final total é tônica: afinal, legal, moral. No meio das palavras, quase sempre, o "U" tônico em hiato é sempre acentuado, seja no meio ou no fim. No caso das palavras mau e mal, mal é um advérbio, antônimo de bem e mau é um adjetivo, antônimo de bom.

... Ler mais

O que entra em gramática

A gramática estuda as convenções estabelecidas na estrutura da língua. As abordagens normativa, descritiva, histórica e comparativa analisam diferentemente essa estruturação.

... Ler mais

O que é um erro de gramática

Como mencionamos, erros gramaticais são pontuações, palavras, termos ou expressões empregados de forma indevida em um texto, considerando-se a gramática tradicional como parâmetro.

... Ler mais

O que é um erro ortográfico é um erro gramatical

Um erro ortográfico é um erro na forma correta de escrita de uma palavra, bem como no correto uso dos sinais de acentuação e sinais auxiliares da escrita.

... Ler mais

O que é uma ortografia transparente

Ortografia transparente é uma ortografia em que as correspondências entre fonemas e grafemas são consistentes, assim como o que está sendo apontado pela alternativa A. Ela pode ser entendida partindo-se da aplicabilidade das palavras, onde a escrita está em igualdade com a língua falada.

... Ler mais