Conhecimento Geral

O que Monteiro Lobato herdou do seu avô

Com a morte do avô, em 1911, herdou a Fazenda do Buquira. Já casado, mudou-se para lá com a família e se tornou fazendeiro. Dessa experiência, resultou o artigo “Uma velha praga”, publicado no jornal O Estado de S. Paulo, em 1914.

... Ler mais

Qual é a idade da Emília do Sítio do Picapau Amarelo

No próximo dia 30, a atriz completaria 76 anos. O trabalho mais conhecido de Dirce na TV foi a primeira Emília, em 1977 e 1978. A atriz também ficou famosa ao fazer uma das irmãs cajazeiras da novela de grande sucesso 'O Bem Amado', na TV Globo.

... Ler mais

Como Monteiro Lobato aprendeu a ler

Aprendeu a ler e escrever com a mãe, mas foi com o avô, Visconde de Tremembé, que tomou gosto pela leitura, lendo os livros infantis de sua biblioteca. Ao completar 13 anos foi estudar em São Paulo, no Instituto de Ciências e Letras, a fim de se preparar para a faculdade de Direito.

... Ler mais

Que obra Monteiro Lobato criticou

Era 20 de dezembro de 1917, quando o escritor Monteiro Lobato (1882-1948) publicou na edição vespertina do jornal O Estado de S. Paulo, “O Estadinho”, uma dura crítica ao trabalho da pintora Anita Malfatti (1889-1964). Tal crítica, abalaria a produção de Anita e mudaria os rumos da arte brasileira para sempre.

... Ler mais

Qual foi o primeiro livro de Monteiro Lobato

Urupês

Em 1914, publicou seus primeiros contos e artigos no jornal 'O Estado de São Paulo', como 'Urupês' e 'Velha Praga', os quais fizeram parte de sua primeira obra, intitulada Urupês. Em 1917, Lobato editou sua primeira coletânea de contos, Urupês (1918), obra na qual criou o Jeca Tatu, um de seus personagens mais famosos.

... Ler mais

O que Monteiro Lobato diz sobre leitura

MONTEIRO LOBATO JÁ DIZIA QUE “UM PAÍS SE FAZ COM HOMENS E LIVROS”, MOSTRANDO A IMPORTÂNCIA DOS LIVROS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS PESSOAS. E ESSA É A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E DOS LIVROS PARA AS CRIANÇAS. O LIVRO INFANTIL É LUGAR DE SONHO, FANTASIA, REFLEXÃO E, TAMBÉM, REALIDADE.

... Ler mais

Como podemos explicar o que é a violência

São atos violentos, nos quais se fez uso da força física de forma intencional, não-acidental, com o objetivo de ferir, lesar, provocar dor e sofrimento ou destruir a pessoa, deixando, ou não, marcas evidentes no seu corpo.

... Ler mais

Qual foi o primeiro caso de feminicídio no Brasil

O primeiro feminicídio no Brasil cometido por uma mulher. Tatiana Luz da Costa, 35 anos, morreu queimada pela companheira.

... Ler mais

Qual o tipo de violência mais comum praticada contra os homens

Tanto para as mulheres quanto para os homens, o tipo de violência mais frequentemente informado foi ser empurrado, segurado com força ou ter algo jogado em sua direção com intenção de machucar, 67,4% e 57,5%, respectivamente.

... Ler mais

O que é violência indireta

Esse é um tipo de violência indireta em que não há apenas um ator identificável que cause essa forma de violência. Não há um único responsável concreto que possa ser responsabilizado pelas consequências, mesmo que o resultado final gere mortes ou sofrimento físico e psicológico.

... Ler mais

Por que a Lei Maria da Penha tem esse nome

A Lei Maria da Penha recebeu esse nome em homenagem à biofarmacêutica cearense Maria da Penha Maia Fernandes, que, após ter sofrido duas tentativas de homicídio por seu marido, lutou para a criação de uma lei que contribuísse para a diminuição da violência doméstica e familiar contra a mulher.

... Ler mais

Qual é a idade da Maria da Penha

No Brasil, finalmente, Maria da Penha virou lei, sancionada em 7 de agosto de 2006, e se tornou marco na proteção aos direitos da mulher. Maria da Penha Maia Fernandes, cearense de 71 anos, é uma das milhares de vítimas brasileiras da violência doméstica.

... Ler mais

Como foi a infância de Maria da Penha

Maria da Penha Maia Fernandes, de 72 anos, passou a infância em Fortaleza, no Ceará. Sua família, de classe média, lhe deu uma educação rígida. Ela estudou em colégio de freira, apenas com meninas na sala de aula, como era comum no período.

... Ler mais

Qual é a diferença entre feminicídio e femicídio

Depois de analisar cada um de forma isolada podemos apontar que as diferenças são: Femicídio é gênero feminicídio é espécie, o feminicídio é uma qualificadora do crime de homicídio e não um crime autônomo, femicídio é homicídio que tem vítima mulher o feminicídio é o homicídio contra mulher em razão do seu gênero ...

... Ler mais

Porque o crime de feminicídio foi criado

O conceito surgiu na década de 1970 com o fim de reconhecer e dar visibilidade à discriminação, opressão, desigualdade e violência sistemática contra as mulheres, que, em sua forma mais aguda, culmina na morte.

... Ler mais

Por que o feminicídio foi criado

O conceito surgiu na década de 1970 com o fim de reconhecer e dar visibilidade à discriminação, opressão, desigualdade e violência sistemática contra as mulheres, que, em sua forma mais aguda, culmina na morte.

... Ler mais

Qual é o enredo do livro Dom Casmurro

Sinopse*: "Dom Casmurro" conta a história de Bento Santiago (Bentinho), apelidado de Dom Casmurro por ser calado e introvertido. Na adolescência, apaixona-se por Capítu, abandonando o seminário e, com ele, os desígnios traçados por sua mãe, Dona Glória, para que se tornasse padre.

... Ler mais

Quem ensinou Machado de Assis a ler

Ficou órfão quando era muito pequeno e foi criado por sua madrasta, a também mulata Maria Inês, que lhe apresentou e ensinou as primeiras letras.

... Ler mais

Como Machado de Assis usava a ironia

A ironia machadiana surge como um pano de fundo para descrever a forma como viviam a sociedade escravocrata e a classe dominante da época, ou boa parte dessa. Desta forma, as suas personagens formam uma verdadeira teia de homens e mulheres sem escrúpulos, ligados somente à aparência e a avareza.

... Ler mais

Por que Machado de Assis teve depressão

Morte. Com a morte da esposa, Machado entrou em profunda depressão.

... Ler mais