Por que Machado de Assis teve depressão?

Perguntado por: ecorte . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.2 / 5 13 votos

Morte. Com a morte da esposa, Machado entrou em profunda depressão.

Machado de Assis, considerado o maior escritor brasileiro de todos os tempos, sofreu de epilepsia desde a sua infância.

Preconceitos
O objetivo era que o Machado real, mestiço, ficasse conhecido pelo grande público. Além de carregar o estigma da cor da pele, Machado sofreu com dois outros preconceitos. Gago e epilético, ele era visto com maus olhos por muitos membros da sociedade.

Machado referiu ter tido na infância crises epilépticas, caracterizadas como «coisas esquisitas». Ele descrevia suas crises epilépticas como «fenômenos nervosos», «ausências» ou «minha doença».

Uma curiosidade: Machado de Assis foi apelidado pelos vizinhos de “Bruxo do Cosme Velho”, pois teria queimado cartas em um caldeirão em sua casa que ficava na Rua Cosme Velho.

O Projeto de Lei 6500/19 altera a legislação vigente para definir como doença grave a síndrome de Machado-Joseph, que se caracteriza por comprometer áreas do sistema nervoso, como as responsáveis pela coordenação motora, pela habilidade de engolir, pela visão e pela fala.

Era epilético e apresentava sinais de gagueira, o que contribuiu para formação de sua personalidade insegura e reclusa. Além disso, Machado de Assis, por ser mulato, enfrentou muito preconceito para conseguir reconhecimento.

1) Esquecer é uma necessidade. A vida é uma lousa, em que o destino, para escrever um novo caso, precisa de apagar o caso escrito.

Sobre Machado de Assis, Denise descobriu que ele gostava, sim (e muito!), de cocada. “Ele adorava doces de coco e citou em outras oportunidades em Memórias Póstumas de Brás Cubas, Esaú e Jacó, no conto D.

Trata-se de um consenso bastante sólido na cultura brasileira. Mas, como nada no Brasil é simples e corriqueiro, ele não é leitura que se abre generosa aos que dele se aproximam. Ler Machado é uma conquista árdua que exige grande trabalho.

Quais as causas da Doença de Machado-Joseph? Caracteriza-se como doença genética, porém é necessário um teste genético, já que a síndrome é causada por uma mutação chamada de ATXN3. A quantidade de vezes que a mutação se repete é fator determinante para a gravidade da doença.

A doença de Machado-Joseph (DMJ) é genética e hereditária. As pessoas afetadas pela doença têm 50% de chances de transmitir aos filhos. A doença é causada pela proliferação no cérebro de uma substância chamada ataxina que tem tamanho anormal na DMJ e, por isto, causa um processo degenerativo no sistema nervoso.

Sintomas e características
Alguns pacientes também podem apresentar rigidez muscular, tremores, fraqueza muscular, problemas de deglutição e alterações na visão, como visão noturna comprometida, visão dupla ou dificuldade no controle dos movimentos oculares.