Qual é o gênero literário de Machado de Assis?

Perguntado por: opadilha2 . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.4 / 5 18 votos

Machado de Assis (1839-1908) foi o principal nome do Realismo brasileiro, apesar de seus primeiros livros se inserirem na tradição do Romantismo.

Crítica à burguesia e à sociedade de maneira geral; Ironia; Metalinguagem; Diálogo direto com o leitor.

Um traço comum na literatura machadiana é a forte presença da cartografia no texto literário.

Estudiosos da literatura afirmam que a obra de Machado pode ser classificada em dois momentos. O primeiro, influenciado por José de Alencar, apresenta características mais românticas, o outro, sob influência de Xavier de Maistre, características mais realistas.

O Romantismo ocupa um lugar importante na crítica literária de Machado de Assis. Esse Romantismo é tratado sob um duplo enfoque: ora com seriedade, ora com ironia. Neste artigo, faremos um breve estudo da crítica literária de Machado de Assis e da presença do Romantismo no interior dessa crítica.

Realismo

O Realismo no Brasil tem como marco inicial a obra Memórias póstumas de Brás Cubas (1881), de Machado de Assis. O Brasil, durante o período de passagem do Romantismo para o Realismo, sofreu inúmeras mudanças na história econômica, política e social.

Características das obras literárias
A obra de Machado de Assis foi dividida em duas fases, sendo a primeira marcada pelo Romantismo, e a segunda, com o autor mais maduro, caracterizada pelo Realismo.

Os livros de Machado de Assis foram escritos há mais de cem anos; mas ainda hoje são considerados muito atuais, pois tratam de temas universais, como o preconceito, a loucura, a vida, a morte, o casamento, a família, as diferenças sociais… É comum os estudiosos dividirem a obra de Machado de Assis em duas fases.

Portanto, podemos dizer que Machado aparece enquanto “universal” (aqui lê-se atual) por ter sido um escritor profundamente do seu tempo, por ter mergulhado nas estruturas sociais de sua época, as quais, embora apodrecidas e decadentes, mantêm-se até hoje, permitindo, assim, que nós, ao ler suas obras em 2021, ...

O realismo psicológico, estilo do qual a obra em questão é representante, refere-se à preferência do narrador pela descrição psicológica das personagens, em detrimento da ênfase na ação, no enredo, nas complicações.

Ele foi um divisor de águas na história da nossa Literatura, servindo de inspiração para as gerações de autores que o sucederam. Descrevia as características da sociedade brasileira e, em suas páginas, deixou um fiel retrato historiográfico da formação do Brasil.

O conde Xavier de Maistre (1763-1852), irmão do filósofo Joseph de Maistre, nasceu na região francesa de Saboia e teve extensa carreira militar, servindo os exércitos da Sardenha e da Rússia. Encarcerado por 42 dias, De Maistre experimentou o confinamento forçado que o mundo vive hoje, mas não se resignou.

1) Esquecer é uma necessidade. A vida é uma lousa, em que o destino, para escrever um novo caso, precisa de apagar o caso escrito.

Machado de Assis foi o principal representante do realismo brasileiro. Ele é mais conhecido pelos livros de sua segunda fase, caracterizada, principalmente, pela crítica à idealização romântica.

O objetivo de Machado de Assis era manter a atenção de quem estava lendo a obra. Aqui, não há o sentimentalismo das obras românticas. Os personagens têm mais defeitos do que virtudes. Todos, de certa forma, são mesquinhos e interesseiros.