O que significa a geração F2?

Perguntado por: egonzaga . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.3 / 5 2 votos

Nestes cruzamentos, os progenitores puros são denominados geração parental (P) e as gerações subsequentes, geração F (filial), sendo os descendentes diretos da geração parental a primeira geração filial (F1), que por sua vez produz a geração segunda geração filial (F2) e assim por diante.

Os progenitores puros recebem a denominação de geração parietal ou geração P. Após cruzar a geração parietal, os descendentes dessa geração foram obtidos, os quais receberam o nome de primeira geração filial ou geração F1. O cruzamento entre indivíduos F1 levou à produção da segunda geração filial ou geração F2.

A geração F2 é constituída pela seguinte proporção fenotípica: 9 amarelas e lisas, 3 amarelas e rugosas; 3 verdes e lisas; 1 verde e rugosa. Mendel concluiu que a herança da cor era independente da herança de textura.

Definição de geração F1
A geração F1 refere -se à primeira geração filial. As gerações filiais são a nomenclatura dada aos conjuntos subsequentes de filhos da reprodução controlada ou observada. A geração inicial recebe a letra “P” para a geração dos pais.

O cruzamento de componentes de F1 gerou descendentes para geração F2, sendo três de cor amarela (VV, Vv e Vv) e um de cor verde (vv).

A F1 é uma categoria profissional, diferentemente da F2 e da F3, consideradas de formação, escola, uma passagem para chegar à Fórmula 1.

Os resultados surpreenderam Mendel, na nova linhagem (Geração F2) surgiram novamente as sementes verdes, na proporção 3:1 (amarelas:verdes). Ou seja, foi observado que a cada quatro plantas, três apresentavam a característica dominante e uma a característica recessiva.

Mendel então realizou o cruzamento entre indivíduos da geração F1, obtendo sua geração F2. Nessa geração, o biológo obteve quatro categorias fenotípicas com uma proporção de 9:3:3:1 (nove sementes amarelas lisas, para três verdes lisas, para três amarelas rugosas, para uma verde rugosa).

Resposta. Terá, na geração F1, apenas um tipo de genótipo: o herotozigoto. Se autofecundarmos esse genótipo para obter a geração F2, teremos: Aa x Aa.

Um post da criadora de conteúdo Mariana Torquato no Twitter resolveu o mistério para parte dos seguidores que, sim, em algum momento, acreditaram que estavam diante de apaixonados pela Fórmula 1: "F1", na verdade, significa "fumar um baseado" — e, por algum motivo, a pessoa gosta de deixar isso claro entre seus ...