Onde fala na Bíblia sobre a idade de 70 anos?

Perguntado por: ocarvalho . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.6 / 5 4 votos

10 A duração da nossa vida é de setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o melhor deles é canseira e enfado, pois passa rapidamente, e nós voamos.

Na época de Moisés, o tempo normal de vida era por volta de 70 anos (Salmos 90:10).

Os 120 Anos da Vida do Homem Em Gênesis 6:3 Deus afirma : ... o meu espírito não agirá para sempre no homem, pois este é carnal; e os seus dias serão 120 anos. O que significariam “anos” no pensamento divino? Qualquer número de anos atribuído à vida do homem, portanto, denotaria apenas transitoriedade: 120 ou 120.000.

Resumo: O tempo de vida do homem bíblico é, idealmente, um conjunto de três ciclos completos de quarenta anos cada, totalizando cento e vinte anos.

Devemos honrar os idosos. A Bíblia diz em Levítico 19:32: “Diante das cãs te levantarás, e honrarás a face do ancião, e temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor.” As mulheres e os homens idosos devem ser tratados com respeito.

70 anos era tido como a idade completa de um rei (Is 23.15)
“Naquele dia Tiro será posta em esquecimento por setenta anos, conforme os dias de um rei; porém no fim de setenta anos Tiro cantará como uma prostituta.”

A missão para qual fomos chamados por Cristo a participar é a mesma missão destes setenta e dois! Anunciar o Reino de Deus, curar, libertar e revelar a verdade, que é o próprio Cristo, enquanto estamos em missão é algo que se revela em nossa absoluta falta de controle sobre o que vai acontecer.

29 A beleza dos jovens está na sua força; a glória dos idosos, nos seus cabelos brancos.

14 Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e vigorosos, Salmos 93.

Salmos 118:24
Este é o dia que o Senhor fez; nele nos alegraremos e exultaremos. Feliz aniversário!

Na Bíblia, o tempo é pessoal. O tempo não é um recipiente infinito ou uma constante incolor em branco. É moldado pela ação e decisão humana e assume diferentes tonalidades, dependendo do que somos chamados a fazer. Os sábios de Israel tinham muito mais a dizer sobre o tempo do que “tempo em si”.

Foi um personagem bíblico do Antigo Testando que, segundo o livro, teria vivido 969 anos. Ele era filho de Enoch, que teria morrido aos 365 anos. Matusalém foi pai pela primeira vez aos 187 anos.

O limite de idade do ser humano tem sido amplamente debatido e estudos recentes indicam que a vida pode ser estendida para 150 anos ou mesmo não há limite de idade no referencial teórico.

1 Não arepreendas asperamente os homens idosos, mas badmoesta-os como a pais; aos jovens, como a irmãos. 2 Às mulheres idosas, como a mães; às moças, como a airmãs, em toda a pureza. 3 Honra as aviúvas que verdadeiramente são viúvas.

Isaías 40:30-31 NVI
Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem; mas aqueles que esperam no SENHOR renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.