Quantos dias durou o dilúvio sobre a terra?

Perguntado por: rfarias8 . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.6 / 5 16 votos

Deus disse a Noé que, passados sete dias sobre a entrada de todos na arca, choveria na terra, durante quarenta dias e quarenta noites, exterminando, através de um dilúvio, a vida à face da terra.

Após a chuva de quarenta dias, ainda haviam águas sobre a terra durante mais cento e cinqüenta dias. Consta que Deus se lembrou de Noé, fazendo um vento passar e aquietar as águas, e a arca repousou no sétimo mês, exatamente no dia dezessete, sobre os montes de Ararate.

E Deus mandou 40 dias e 40 noites de chuva. Somente Noé e sua família, junto com um casal de cada animal que havia na terra, sobreviveram. Quando o dilúvio cessou e a terra voltou a ser o que era: “Então Javé disse a Noé: Saia da arca com seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos...

17 Veio o dilúvio sobre a terra durante quarenta dias; e as águas cresceram e levantaram a arca, e ela se elevou por cima da terra. 18 Prevaleceram as águas e cresceram grandemente sobre a terra; e a arca vagava sobre as águas.

A Bíblia não diz quanto tempo Noé levou para construir a arca, mas parece que ele passou várias décadas fazendo isso. Noé tinha mais de 500 anos quando o seu primeiro filho nasceu, e tinha 600 anos quando o Dilúvio aconteceu. * — Gênesis 5:32; 7:6.

cobras. E no máximo dos rigores, um crocodilo também.

corvo

6 E aconteceu que, ao cabo de quarenta dias, abriu Noé a janela da arca que tinha feito. 7 E soltou um corvo, que saiu, indo e voltando, até que as águas secaram de sobre a terra.

40 dias

Uma forte tempestade, que dura 40 dias e 40 noites, inunda toda a superfície da Terra. Noé e sua família cantam pelas pessoas que morreram no dilúvio e pelo novo começo da humanidade.

Na Bíblia consta que a Arca de Noé se firmou nas montanhas turcas de Ararate no 150º dia do dilúvio. Agora, um explorador norte-americano declara que, em breve, revelará provas de que a Arca de Noé está mesmo na Turquia.

Oito pessoas foram salvas na arca. Além da família de Noé e dos animais que estavam na arca, outra família também sobreviveu ao Dilúvio, permanecendo no alto de uma montanha.

A arca foi projetada para incluir apenas vertebrados terrestres - aqueles que caminham sobre a terra e respiram através de narinas (Gênesis 7:22). Isso não inclui animais marinhos, vermes, insetos e plantas.

A versão do dilúvio mais antiga conhecida é a da Mesopotâmia. Essa região entre os rios Tigre e Eufrates, no atual Iraque, era formada por pântanos e lagoas, e sofria enchentes frequentes. O solo fértil atraiu muitos povos. Os primeiros foram os sumérios que ali fundaram suas cidades a partir de 3000 a.C.

Peixes do Dilúvio morreram por falta de oxigenação da água. A hipótese de efeito tóxico nas águas está afastado. Esta foi a conclusão do laudo elaborado pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e divulgado, nesta tarde, pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam).