Como e viver no século 21?

Perguntado por: lcosta2 . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.5 / 5 4 votos

O século 21 está cheio de mudanças e inovações e, à primeira vista, adaptar-se a elas não é fácil. No entanto, uma série de habilidades pode ajudar a atingir todos os seus objetivos com confiança, aumentar sua produtividade e ficar confortável em comunicação com outras pessoas e encontrar os dados de que precisa.

O seu cotidiano é marcado pela crise do trabalho, desigualdades sociais, das imigrações, do xenofobismo, da violência, do consumo, do neonazismo, do aquecimento global, crise do petróleo, crise da água, enfim, crise da sociedade humana.

Portanto, podemos relacioná-las assim:

  • Pensamento crítico: Encontrando soluções para problemas.
  • Criatividade: Pensando fora da caixa.
  • Colaboração: trabalhar com outras pessoas.
  • Comunicação: falar com os outros.

O século XXI ou século 21, iniciado em 1 de janeiro de 2001 e a terminar em 31 de dezembro de 2100, é o vigésimo primeiro século da Era Cristã ou Era Comum, e primeiro século do terceiro milênio.

Isso ocorre porque no calendário cristão não houve o ano zero. Ele teve início já no ano 1 depois de Cristo. Assim como o século 21 não começou em 2000, mas em 2001, as décadas também só começam no ano 1 de cada uma delas. “É meramente uma questão convencional”, explica Carvalho.

Os jovens deste século XXI estão muito desprovidos de conhecimentos e atitudes. Eles estão envolvidos nessa “bola de neve” chamada globalização. Nessa era da globalização os jovens estão apáticos à realidade da vida, são dependentes dos pais e desconhecem o que seja esquerda ou direita.

Hoje em dia, um homem sensível demonstra uma maior inteligência, visão e habilidade analítica; enxerga mais além e aprecia qualquer faceta da vida, desde um carro esportivo, até uma pintura. O melhor: eles não têm mais medo de dizer o que sentem! O homem do século 21 aprecia os detalhes que tornam o mundo especial.

Recentemente foi divulgado um estudo que aponta uma nova identidade para os jovens do século XXI. A pesquisa apresenta um cenário com a nova geração mais madura, versátil e autêntica. Naturalmente, a descontração e irreverência são as principais características, mas diversos novos aspectos chamam a atenção.

É aquele que impulsiona pessoas comuns a terem um desempenho fora do comum, aquele que busca levar a tona a jóia escondida no interior de cada um de sua equipe. O líder do século 21 é aquele que percebe a importância de ser o exemplo, não só em competências técnicas, mas principalmente em competências comportamentais.

As mudanças culturais, o avanço tecnológico e a abordagem de questões relevantes como a saúde e inteligência emocional, o espírito maker e a sustentabilidade são pontos importantes a serem explorados na nova educação.

Vivemos hoje no século XXI, que corresponde ao período do ano 2001 ao 2100. Portanto, um século possui 100 anos. Pela divisão em séculos, o período entre o ano 1 e o ano 100 correspondem ao século I. O período entre o ano 101 e o ano 200 pertencem ao século II, e assim por diante.

O século XXI ou século 21, iniciado em 1 de janeiro de 2001 e a terminar em 31 de dezembro de 2100, é o vigésimo primeiro século da Era Cristã ou Era Comum, e primeiro século do terceiro milênio.

Resposta. Um seculo tem 100 anos, logo no fim de cada 100 anos o seculo é mudado. Exemplo, o século 20 terminou em 2000 e a partir de 2001 deu-se inicio o seculo 21 que terá seu fim em 2100.

São dois os maiores perigos do século 21: a desumanização e a falta de perspectiva para o futuro. O maior perigo para o século 21, será o mesmo do século 20: o crescimento descontrolado da população nos países subdesenvolvidos.

O século XX foi marcado pela urbanização da sociedade e, ao longo destes 100 anos, inúmeras foram as transformações que ocorreram na produção, na distribuição, na troca, no consumo e nas relações sociais. A dinâmica social e espacial deste período é caracterizada pelo "modo de vida urbano".