O que tem no fundo do Oceano Atlântico?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.6 / 5 12 votos

Seu ponto mais profundo é a fossa de Porto Rico, com 8380 mil metros de profundidade. Abriga a mais nova ilha do planeta, Surtsey, na Islândia, uma ilha vulcânica considerada Patrimônio Natural da Unesco. Seus principais mares são: mar Mediterrâneo, mar do Norte, mar do Caribe, e mar da Irlanda.

Equipes da Agência Americana Oceânica e Atmosférica (NOAA) encontraram conjuntos lineares de buracos misteriosos no fundo do oceano Atlântico durante expedição neste mês de julho. Os buracos foram encontrados em profundidades que variavam entre 1,4 e 1,5 mil metros.

As descobertas no Challenger Deep foram notáveis, incluindo afloramentos rochosos “vibrantemente coloridos” que podem ser depósitos químicos, anfípodes supergigantes semelhantes a camarões e holoturianos ou pepinos-do-mar que vivem no fundo.

Oceano Pacífico

A Fossa das Marianas, no Oceano Pacífico, é ainda mais inóspita, onde só crustáceos e microrganismos habitam. Se invertido, o ponto mais profundo de lá é 2 mil metros mais alto do que o cume do Everest, o maior monte do mundo.

O ponto mais fundo do oceano é a fossa das Ilhas Marianas, localizada no Oceano Pacífico, cerca de 2,5 mil km a leste do arquipélago das Filipinas.

O Oceano Atlântico, no Período das Grandes Navegações, era chamdo de Mar Tenebroso;pois o mar Atlântico sempre foi, desde o tempo das navegações, um mar muito turbulento, e vários navegadores… More. Atlântico tinha águas gigantes e até então inexploradas.

E seus destroços agora repousam a cerca de 3,8 mil metros de profundidade, em um local do Oceano Atlântico a cerca de 640 km a sudeste da costa da Terra Nova, no Canadá.

Isópodes gigantes são como enormes tatuzinhos do mar e tem sido encontrados em profundidades de mais de 2.000 metros. Eles crescem até cerca de 30 cm de comprimento e se alimentam principalmente de carniça, mas também são conhecidos por apanhar presas vivas.

Agência Espacial Brasileira (AEB) é a uma autarquia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação responsável pelo programa espacial do Brasil. Ela opera um espaçoporto em Alcântara, Maranhão, e uma base de lançamento espacial na Barreira do Inferno, Rio Grande do Norte.

11.034 metros

Localizado no Oceano Pacífico, próximo às Ilhas Marianas, a Fossa das Marianas é considerado o local de maior profundidade do mundo, alcançando 11.034 metros de profundidade.

40 metros

De acordo com a PADI (Professional Association of Diving Instructors), o limite máximo para o mergulho recreacional é de 40 metros. Mas, para chegar nessa profundidade, é preciso ter muita prática, além de realizar cursos específicos.

O recorde oficial de Mergulho Mais Profundo pertence a Ahmed Gamal Gabr, mergulhador egípcio que alcançou 332,35 metros de profundidade em alto mar. Foram 15 minutos para realizar a descida completa e cerca de 13 horas para retornar à superfície.

A equipe de Gilberto Barroso, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), fez um detalhado estudo morfométrico – ou seja, determinou as formas e o tamanho – da lagoa Palmas, em Linhares, perto do litoral capixaba, e concluiu que seu ponto mais fundo atinge 50,7 metros (PLoS One, 18 de novembro).

O cineasta James Cameron, diretor de filmes de sucesso como "Titanic" e "Avatar", viu uma paisagem "lunar" no fundo do mar, após se tornar a primeira pessoa a explorar sozinha por algumas horas a região mais profunda da crosta terrestre, submersa a mais de 10 km no oceano Pacífico.

o seu corpo inteiro está em contato direto com o líquido gelado e. a perda de energia térmica. do seu corpo é bem mais intensa do que se você estivesse apenas na mesma temperatura cercado de ar assim você passa por hipotermia e pode falecer em uma questão de minutos Mas. esse não é nem o seu maior problema.