Por que o oceano é dividido?

Perguntado por: amata . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.3 / 5 18 votos

A enorme massa de água salgada que domina a paisagem da Terra – cerca de 70% da superfície – foi dividida em cinco partes por causa de particularidades em relação à temperatura, insolação, salinidade e movimentos das correntes oceânicas e das marés.

A teoria do surgimento dos oceanos está ligada à formação da atmosfera no período pré-cambriano. Neste período o planeta estava muito quente e o vapor d'água presente na atmosfera deu origem a grande quantidade de chuvas que se acumularam nas áreas mais baixas do relevo.

Podemos notar que existem cinco oceanos: Atlântico, Índico, Pacífico, Glacial Ártico e Glacial Antártico, embora os dois últimos não sejam mais considerados como oceanos, e sim como grandes mares. Conheça a seguir as principais características de cada um deles.

A Linha Internacional da Data corresponde ao meridiano de 180° e atravessa o oceano Pacífico de norte a sul. Sua função é a demarcação da passagem de um dia para outro.

Oceano Pacífico: corresponde ao maior oceano da Terra, situando-se entre o continente americano e a Ásia e Oceania. Oceano Atlântico: corresponde ao segundo maior oceano da Terra, dividindo a América da Eurásia e da África. Oceano Índico: corresponde ao terceiro maior oceano, banhando o sul do continente asiático.

Atualmente, a delimitação geográfica dos oceanos é feita pela Organização Hidrográfica Internacional (IHO). Fontes: Organização Internacional de Hidrografia (IHO) e Belmiro Castro, do Instituto Oceanográfico da USP.

Atualmente essa classificação foi modificada sendo os sete mares os oceanos: Pacífico Norte, Pacífico Sul, Atlântico Norte, Atlântico Sul, Índico, Ártico e Antártico.

Oceano Atlântico

Oceano Atlântico: conheça o oceano que banha o Brasil.

Mares: são limitados ou cercados quase que totalmente pelos continentes; Oceanos: cercam os continentes e todas as massas de terras emersas. Mares: formas ou extensões dos oceanos em áreas intercontinentais ou próximas aos continentes; Oceanos: Muito maiores que os mares.

Oceano Atlântico

Como mencionamos, o Brasil é banhado apenas pelo Oceano Atlântico. Uma curiosidade é que o nome dele tem relação com o deus Titã da mitologia grega “Atlas”. Trata-se de um oceano de grande relevância no viés comercial e na história mundial.

“A delimitação dos oceanos é totalmente arbitrária. Não há acidentes geográficos, como montanhas ou vales submersos, nem separações por correntes marítimas que sejam usados para qualquer tipo de divisão”, afirma o oceanógrafo Joseph Harari, da USP.

A Fossa das Marianas é o lugar mais profundo do oceano, mas a profundidade de quase 11 mil metros não a protegeu do plástico.

Oceano Pacífico

Oceano Pacífico: o maior do mundo
Em termos de tamanho e volume de água, ele tem o dobro do tamanho do Oceano Atlântico, considerado o segundo maior.