Por que a água do mar é salgada?

Perguntado por: alessa3 . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.5 / 5 20 votos

A água do mar contém uma variedade de minerais dissolvidos, sendo o mais abundante o cloreto de sódio, conhecido como sal comum. À medida que a água flui dos rios para o oceano, ela carrega consigo minerais dissolvidos e sedimentos.

A erosão em rochas causada por chuvas e correntes d'água arrasta diversos minerais --em forma de íons-- para os oceanos. Dissolvidos na água, parte deles são consumidos por organismos marinhos e o restante --incluindo o que os organismos dejetam-- se concentra salgando as águas.

A salinidade dos mares é resultado, em realidade, de diversos processos naturais, incluindo, entre eles, a chegada da água dos rios no oceano. A água doce tem sua origem na chuva que cai sobre a superfície do planeta, abastecendo os rios, lagos e aquíferos que servem para “matar a sede” de humanos, animais e plantas.

O mar não transborda e não continua a encher pela evaporação de suas águas. O sol, a radiação solar e o calor, aos poucos, vão evaporando a água do mar, jogando-a no ar em forma de vapor d´água e, assim, mantendo o equilíbrio e o nível constante.

É a alta pressão que impede o congelamento desse líquido. Então, não tem jeito: por mais grossa que seja a camada de gelo da superfície, a água no fundo dos oceanos não congela mesmo!

Existem inúmeras praias de água doce pelo país, mas a região Norte é a onde fica a maioria delas, e algumas das mais bonitas e famosas. Um exemplo é a vila de Santarém, no Pará, com mais de 100 quilômetros de praias formadas pelas águas cristalinas do Rio Tapajós.

A origem dos oceanos está intimamente ligada à formação da atmosfera e ao resfriamento do planeta e formação da litosfera. É da atmosfera que veio pelo menos 50% da água que preenche as bacias oceânicas (acredita-se que outros 50% têm origem em meteoritos).

A água do mar é composta por uma solução de uma série de diferentes tipos de sais minerais que são dissolvidos ao longo de centenas de milhões de anos. Esses sais tem origem na erosão da chuva, do mar, do vento, de caudais dos rios e do arrasto de pequenas partículas de rochas em direção ao mar.

O Mar Morto encontra-se no Oriente Médio e é o único mar que não possui ligação com o oceano. O Mar Morto é um mar de água extremamente salgada localizado no Oriente Médio, mais precisamente na divisa dos territórios de Israel, Palestina e Jordânia.

Mares: são limitados ou cercados quase que totalmente pelos continentes; Oceanos: cercam os continentes e todas as massas de terras emersas. Mares: formas ou extensões dos oceanos em áreas intercontinentais ou próximas aos continentes; Oceanos: Muito maiores que os mares.

A Fossa das Marianas, localizada no Oceano Pacífico Ocidental, é o lugar mais fundo do oceano.

O mar é azul porque ele funciona com um filtro da luz solar. A energia luminosa de algumas cores é absorvida pelo oceano mais perto da superfície do que a energia de outras cores.

Um fenômeno muito lento, o aumento da luminosidade do Sol, provocará a evaporação dos oceanos e o desaparecimento da água na Terra em um bilhão de anos, aproximadamente, prevê um estudo publicado nesta quarta-feira (11) na revista científica "Nature".

As correntes de ar podem mover as nuvens para diferentes regiões. A água retorna à superfície da Terra por meio da precipitação, que é a liberação da água das nuvens na forma de chuva, granizo ou neve, a depender de fatores, como a temperatura do local.

Ao adicionar sal ao gelo, seu ponto de solidificação diminui porque ocorre uma forte interação entre as moléculas destas duas substâncias, dificultado a organização dos cristais de gelo. Na Química este processo é fonte de estudo da Criometria.

Embora a regra prática seja que a água congela a 0ºC, na verdade, ela ocasionalmente pode permanecer líquida em uma faixa de temperaturas frias. Até agora, acreditava-se que esse intervalo parava em menos 38ºC. Ou seja, qualquer temperatura mais baixa do que isso, e a água congela.