O que é a segunda lei de Mendel?
A segunda lei de Mendel, também conhecida como lei da segregação independente, estabelece que cada par de alelos segrega-se de maneira independente de outros pares de alelos, durante a formação dos gametas. Ela foi formulada com base em análises da herança de duas ou mais características acompanhadas ao mesmo tempo.
São exemplos da segunda lei de Mendel
De forma simplificada, Gregor Mendel foi capaz de notar que ao cruzar uma ervilha de cor amarela e textura lisa com uma verde e rugosa, pode nascer uma amarela rugosa. Ou seja, a característica cor não depende da característica textura.
Qual a importância da segunda lei de Mendel para o dia de hoje
Assim, conseguiu perceber que as características são herdadas de forma independente. Logo, em resumo, a 2ª Lei de Mendel nos diz que os fatores que controlam as heranças fenotípicas de um determinado ser são herdados de forma segregada, ou seja, independente.
O que diz a lei de Mendel
A primeira lei de Mendel, também chamada de Lei da Segregação dos Fatores, foi formulada por Gregor Johan Mendel e foi publicada entre 1865 e 1866. Essa lei enuncia que cada característica do ser humano é determinada por um par de fatores que se separam na formação dos gametas.
Qual a conclusão da segunda lei de Mendel
Mendel concluiu que a herança da cor era independente da herança de textura. Como resultado, a 2ª Lei de Mendel pode ser enunciada da seguinte maneira: “Os fatores para duas ou mais características segregam-se no híbrido, distribuindo-se independentemente para os gametas, onde se combinam ao acaso”.
Qual é a principal restrição da segunda lei de Mendel
Genes Ligados: Restrição à Segunda Lei
Quando os genes estão ligados e não há permutação, formam-se apenas dois tipos distintos de gametas em igual proporção entre eles.
Quantas leis Mendel nos deixou
As três leis de Mendel
Baseada na comprovação da existência da dominância, da recessividade dos genes e de que cada gameta carrega um gene simples, a Lei da Pureza dos Gametas diz que cada característica é determinada por um par de fatores herdados, um de cada progenitor.