Por que Leonardo da Vinci estudava anatomia?

Perguntado por: mornelas . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.5 / 5 7 votos

No Renascimento, artistas como Leonardo aproximaram-se de médicos-anatomistas para retratar melhor a forma humana em pinturas e esculturas.

Leonardo entendia que a anatomia, tanto quanto a geometria, era peça fundamental da pintura. Todavia, no centro de tudo, segundo Da Vinci, estava algo que ele julgava o mais importante: o olhar. Para ele, os olhos são a principal via do conhecimento – o que fazia da pintura a mais elevada de todas as artes.

Leonardo desenhou muitos estudos sobre o esqueleto humano e suas partes, bem como os músculos e nervos, o coração e o sistema vascular, os órgãos sexuais e outros órgãos internos. Ele fez um dos primeiros desenhos científicos de um feto no útero.

(UEL 2009) Leonardo da Vinci acreditava que o homem poderia voar e, para isso, estudou detalhadamente o voo das aves, conforme se pode notar em suas anotações sobre a "Estrutura das asas dos pássaros", em que aponta que se deve "Estudar a anatomia das asas de um pássaro junto com os músculos do peito, que são movedores ...

A anatomia da Grécia teve sua origem no Egito antigo, onde Imhotep, um misto de arquiteto, médico e mago foi considerado como sendo o primeiro homem que se tem registro a estudar a anatomia do corpo humano.

A exposição 'Leonardo da Vinci, Anatomista', em cartaz em Londres, mostra pela primeira vez estudos anatômicos feitos pelo artista entre 1485 e 1513. Parte de um tratado sobre anatomia que nunca chegou a ser publicado, o material é cientificamente superior à ciência que estava sendo praticada na época.

O nome Andreas Vesalius recorda imediatamente o surgimento da anatomia moderna. Nascido em 1514 em Bruxelas, filho de médicos, Vesalius muito cedo voltou-se à medicina.

Anatomia humana: ciência voltada para o estudo da estrutura e forma do organismo humano. Fisiologia humana: ciência que estuda as funções do organismo e cada uma de suas partes.