O que diz a 4 lei de Mendel?

Perguntado por: ifernandes . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.7 / 5 3 votos

Essa lei possui o seguinte enunciado: “As diferenças de uma característica são herdadas independentemente das diferenças em outras características”.

As Leis de Mendel
A partir da fertilização de ervilhas por várias gerações, Mendel estabeleceu três leis.

A lei da segregação independente de Mendel afirma que os alelos de dois (ou mais) genes diferentes são distribuídos para os gametas independentemente um do outro. Em outras palavras, o alelo que um gameta recebe para um gene não influencia o alelo recebido por outro gene.

A primeira lei de Mendel é também conhecida como Princípio da Segregação dos Caracteres. A primeira lei de Mendel, também chamada de Princípio da Segregação dos Caracteres ou Lei da Segregação, diz que cada característica é condicionada por um par de fatores que se separam na formação dos gametas.

A hereditariedade é a transmissão de caracteres de uma geração à outra. As bases da hereditariedade estão descritas nas chamadas leis da hereditariedade ou leis de Mendel. A hereditariedade pode ser definida como a transmissão de caracteres de uma geração à outra.

A segunda lei de Mendel, também conhecida como lei da segregação independente, estabelece que cada par de alelos segrega-se de maneira independente de outros pares de alelos, durante a formação dos gametas. Ela foi formulada com base em análises da herança de duas ou mais características acompanhadas ao mesmo tempo.

Conclusões das leis de Mendel
as características são hereditárias e vêm das gerações representadas pelo pai e mãe; os traços vêm da geração parental para os descendentes através dos genes ou fatores; Os descendentes herdam apenas um gene do par do pai e um gene do par da mãe para cada característica.

Muito antes dos genes serem descobertos ele descreveu a transmissão de características genéticas através dos princípios de herança. Chamado de “o pai da genética”, Mendel revolucionou a ciência e expandiu o que se conhecia sobre hereditariedade, levando a novos conhecimentos e novas metodologias cientificas.

O que é genótipo? Genótipo é a composição genética formada pelo conjunto de alelos presentes em um indivíduo, que foram herdados de seus pais. O que é fenótipo? Fenótipo é o conjunto de traços (observáveis ou que podem ser mensurados) de um indivíduo.

Gregor Mendel, um monge austríaco, realizou estudos com ervilhas em um mosteiro e, a partir de seus experimentos, descobriu os princípios básicos da hereditariedade. Suas leis foram reconhecidas como uma das maiores descobertas da Biologia e fizeram com que Mendel fosse considerado o "Pai da Genética".

A primeira lei de Mendel confirma a existência de fatores que determinam as características e que eles são encontrados aos pares no organismo. Gregor Mendel (1822-1884), conhecido como o pai da genética, foi um monge agostiniano que contribuiu fortemente para a compreensão atual dessa ciência.

Mendel realizou um estudo com ervilhas que proporcionou o seu reconhecimento como pai da genética. Com esses resultados, Mendel observou que existiam fatores que condicionavam uma determinada característica e que eles eram fornecidos pelo pai e pela mãe.