Por que Leonardo da Vinci criou o Homem Vitruviano?

Perguntado por: dbaptista . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.2 / 5 14 votos

Ao estudar as proporções do corpo humano, Leonardo também pretendia entender melhor o funcionamento da arquitetura (para ele, um edifício perfeito deveria ser proporcional e simétrico como o corpo humano).

O Homem Vitruviano é um desenho de Leonardo da Vinci que apresenta o corpo humano a partir das proporções ideais. Arquitetado por meio dos conceitos expostos na obra “De Architectura” do arquiteto romano Marcus Vitruvius Pollio, a ilustração representa o ideal de beleza e a harmonia nas proporções.

"Leonardo utilizou duas formas perfeitas — o quadrado e o círculo — que historicamente simbolizavam a Terra e o Paraíso, respectivamente, e colocou o homem no centro." Para Allen, os temas da perfeição e da unidade fazem que esse desenho seja um dos trabalhos mais importantes do Renascimento italiano.

Este desenho ilustra a tese filosófica segundo a qual “o homem é a medida de todas as coisas”, própria do Renascimento. Considerado como um símbolo da simetria básica do corpo humano e, por extensão, para o universo como um todo.

Resposta: O Homem Vitruviano de Da Vinci retrata o ideal de antropocentrismo do humanismo. A valorização do corpo humano, o homem no centro, o estudo da anatomia humana, da razão e da ciência. Ele é mais característico do Classicismo por Leonardo ter a maioria das suas obras relacionadas a esta escola literária.

O desprezo dele por pintores que não se preocupavam com aprender anatomia era mais ou menos resumido em suas críticas àqueles que “desenham figuras de nudez que parecem madeira, sem nenhuma graça, que fazem você pensar que está vendo um saco de nozes, mais do que a forma humana”.

Obra de Leonardo da Vinci é vendida por 1,5 bilhão de reais em leilão - Estadão.

Mona Lisa

“Mona Lisa” ou “La Gioconda” é um quadro feito por da Vinci e está entre os mais famosos e populares do mundo. Trata-se de uma pintura em óleo sobre madeira de álamo feita utilizando a técnica do sfumato.

UFES) A imagem do “Homem Vitruviano” é uma representação elaborada no final do século XV por Leonardo da Vinci e exprime o antropocentrismo e a harmonia das formas que caracterizaram as obras artísticas do período renascentista.

o comprimento máximo nos ombros é um quarto da altura de um homem. a distância entre o meio do peito e o topo da cabeça é um quarto da altura de um homem. a distância entre o cotovelo e a ponta da mão é um quarto da altura de um homem. a distância entre o cotovelo e a axila é um oitavo da altura de um homem.

Teve atuação e destaque em áreas como arte e anatomia, foi responsável pelos desenhos de esqueletos humanos, músculos, nervos, sistema cardiovascular e desenhou como seria um feto humano dentro do útero. Seu estudo unificou a arte com a ciência, por meio da criação do homem Vitruviano.