Quantos livros tem Machado?

Perguntado por: asantana . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.1 / 5 13 votos

Machado publicou um total de 10 romances, 10 peças teatrais, 200 contos, cinco coletâneas de poemas e sonetos e mais de 600 crônicas. Machado de Assis e Joaquim Nabuco fundaram a Academia Brasileira de Letras (foto de Augusto Malta / Biblioteca Nacional).

A obra de Machado de Assis constitui-se de 10 romances, 219 contos, 10 peças teatrais, 5 coletâneas de poemas e sonetos, e mais de 600 crônicas.

  • Dom Casmurro (1899)
  • Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881)
  • O Alienista (1882)
  • A Cartomante (1884)
  • Quincas Borba (1891)
  • Helena (1876)

Dom Casmurro

Dom Casmurro (1899)
A obra-prima de Machado de Assis é narrada pelo protagonista, Santiago, um homem de meia-idade que é conhecido como "Dom Casmurro", devido à sua teimosia.

Trata-se de um consenso bastante sólido na cultura brasileira. Mas, como nada no Brasil é simples e corriqueiro, ele não é leitura que se abre generosa aos que dele se aproximam. Ler Machado é uma conquista árdua que exige grande trabalho.

1) Esquecer é uma necessidade. A vida é uma lousa, em que o destino, para escrever um novo caso, precisa de apagar o caso escrito.

Sobre Machado de Assis, Denise descobriu que ele gostava, sim (e muito!), de cocada. “Ele adorava doces de coco e citou em outras oportunidades em Memórias Póstumas de Brás Cubas, Esaú e Jacó, no conto D.

Realismo brasileiro

Machado de Assis (1839-1908) foi o principal nome do Realismo brasileiro, apesar de seus primeiros livros se inserirem na tradição do Romantismo.

Machado de Assis falava francês, inglês e latim fluentemente. O francês, dizem, ele aprendeu com um padeiro imigrante; já o latim teria sido ensinado a ele por um padre. Sendo assim, além de escrever, ele também traduzia muitos livros.

Machado de Assis sabia, como poucos, equilibrar vocabulário rico e escrita fluida. Ele dominava de tal forma a linguagem que não há passagens simplórias, nem trechos exageradamente rebuscados em suas narrativas. Seu texto é milimetricamente preciso – encanta e comunica claramente ao mesmo tempo.