Quantos livros foram escritos por Machado de Assis?

Perguntado por: iagostinho . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.8 / 5 4 votos

Machado publicou um total de 10 romances, 10 peças teatrais, 200 contos, cinco coletâneas de poemas e sonetos e mais de 600 crônicas. Machado de Assis e Joaquim Nabuco fundaram a Academia Brasileira de Letras (foto de Augusto Malta / Biblioteca Nacional).

A obra de Machado de Assis constitui-se de 10 romances, 219 contos, 10 peças teatrais, 5 coletâneas de poemas e sonetos, e mais de 600 crônicas.

  • Dom Casmurro (1899)
  • Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881)
  • O Alienista (1882)
  • A Cartomante (1884)
  • Quincas Borba (1891)
  • Helena (1876)

Livro: Dom Casmurro
A pergunta que mais assombra a literatura brasileira fica na cabeça de muitos ao terminar de ler Dom Casmurro, considerada a obra-prima de Machado de Assis, lançada em 1899.

1) Esquecer é uma necessidade. A vida é uma lousa, em que o destino, para escrever um novo caso, precisa de apagar o caso escrito.

Trata-se de um consenso bastante sólido na cultura brasileira. Mas, como nada no Brasil é simples e corriqueiro, ele não é leitura que se abre generosa aos que dele se aproximam. Ler Machado é uma conquista árdua que exige grande trabalho.

Memorial de Aires

Memorial de Aires, de 1908, foi o último livro publicado por Machado de Assis.

Ressurreição

O primeiro romance de Machado, Ressurreição, saiu em 1872.

Machado de Assis - Vida e Obra. Publica seu primeiro poema, "Ela", após tornar-se colaborador do jornal Marmota Fluminense, de Francisco de Paula Brito.

realismo

A maioria dos romances e contos de Machado de Assis está inserida em uma tradição literária conhecida pelo perfeccionismo e pela concisão da linguagem: o realismo.