Quais as curiosidades sobre Machado de Assis?

Perguntado por: imagalhaes . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.4 / 5 18 votos

5 curiosidades sobre Machado de Assis, patrono do Fliaraxá

  • Jogador de xadrez. O jogo preferido do escritor Machado de Assis era o xadrez. ...
  • Canhoto, gago e epilético. É isso mesmo! ...
  • Tradutor. Joaquim Maria Machado de Assis foi um dos primeiros a traduzir uma das obras de Edgar Allan Poe para o português. ...
  • Vidente. ...
  • Era bruxo.

Machado de Assis é um dos mais importantes escritores brasileiros. Ele nasceu em 21 de junho de 1839, no Rio de Janeiro. Mais tarde, trabalhou como aprendiz de tipógrafo e revisor, além de ser funcionário da Secretaria de Estado do Ministério da Agricultura, Comércio e Obras Públicas.

Uma curiosidade: Machado de Assis foi apelidado pelos vizinhos de “Bruxo do Cosme Velho”, pois teria queimado cartas em um caldeirão em sua casa que ficava na Rua Cosme Velho.

Machado de Assis falava francês, inglês e latim fluentemente. O francês, dizem, ele aprendeu com um padeiro imigrante; já o latim teria sido ensinado a ele por um padre. Sendo assim, além de escrever, ele também traduzia muitos livros.

Além de escrever para o jornal, redigia também para a Semana Ilustrada, para o Jornal das Famílias e publicava críticas teatrais para a revista O Espelho. Até os 30 anos Machado não produziu nenhuma obra literária maior.

1) Esquecer é uma necessidade. A vida é uma lousa, em que o destino, para escrever um novo caso, precisa de apagar o caso escrito.

Ele foi um divisor de águas na história da nossa Literatura, servindo de inspiração para as gerações de autores que o sucederam. Descrevia as características da sociedade brasileira e, em suas páginas, deixou um fiel retrato historiográfico da formação do Brasil.

A maioria dos romances e contos de Machado de Assis está inserida em uma tradição literária conhecida pelo perfeccionismo e pela concisão da linguagem: o realismo.

Se pela voz de Brás Cubas o escritor Machado de Assis afirmava que não teve filhos porque não queria transmitir a nenhuma criatura o legado de nossa miséria, seu legado comprova-nos que transmitiu a todas as criaturas um sentido verdadeiramente superior de nossa condição. Mas isso não estava em seu testamento.

Machado de Assis (1839-1908) é um dos maiores representantes da literatura brasileira. O grande escritor foi o responsável por inaugurar o Realismo, que teve como marco inicial a obra "Memórias Póstumas de Brás Cubas", publicada em 1881.

Ficou órfão quando era muito pequeno e foi criado por sua madrasta, a também mulata Maria Inês, que lhe apresentou e ensinou as primeiras letras.

16- Xadrez. O jogo predileto de Machado de Assis era o xadrez. Ele participou do primeiro campeonato de xadrez disputado no Brasil. As peças usadas pelo escritor estão até hoje em exposição na ABL – Academia Brasileira de Letras.

Por conta própria, Machado de Assis aprendeu a falar e escrever em alemão e inglês. Nas horas vagas, ele se dedicava a uma outra paixão nerd: o xadrez. As peças que pertenceram ao escritor foram esculpidas à mão e estão expostas na Academia Brasileira de Letras.

O objetivo de Machado de Assis era manter a atenção de quem estava lendo a obra. Aqui, não há o sentimentalismo das obras românticas. Os personagens têm mais defeitos do que virtudes. Todos, de certa forma, são mesquinhos e interesseiros.