Quantas são as obras de Machado de Assis?

Perguntado por: igoncalves . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.3 / 5 11 votos

Machado publicou um total de 10 romances, 10 peças teatrais, 200 contos, cinco coletâneas de poemas e sonetos e mais de 600 crônicas. Machado de Assis e Joaquim Nabuco fundaram a Academia Brasileira de Letras (foto de Augusto Malta / Biblioteca Nacional).

  • Dom Casmurro (1899)
  • Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881)
  • O Alienista (1882)
  • A Cartomante (1884)
  • Quincas Borba (1891)
  • Helena (1876)

Machado de Assis foi um escritor brasileiro que escreveu tanto obras românticas quanto realistas. Um de seus livros mais famosos é “Memórias póstumas de Brás Cubas”. O escritor Machado de Assis foi um dos escritores brasileiros mais importantes. Machado de Assis é um dos mais importantes escritores brasileiros.

Dom Casmurro

Dom Casmurro, de Machado de Assis
Este clássico também sempre marca presença no ranking de mais vendidos da Estante Virtual. Machado de Assis, escrevendo Dom Casmurro, produziu um dos maiores livros da literatura universal.

Memorial de Aires

1908. Seu nono e último romance, Memorial de Aires, é publicado. Entra, em 1 de junho, em licença para tratamento de saúde. Falece no dia 29 de setembro, aos 69 anos de idade, no Rio de Janeiro.

A obra de Machado de Assis constitui-se de 10 romances, 219 contos, 10 peças teatrais, 5 coletâneas de poemas e sonetos, e mais de 600 crônicas.

Memórias Póstumas de Brás Cubas

Memórias Póstumas de Brás Cubas.

1) Esquecer é uma necessidade. A vida é uma lousa, em que o destino, para escrever um novo caso, precisa de apagar o caso escrito.

Realismo brasileiro

Machado de Assis (1839-1908) foi o principal nome do Realismo brasileiro, apesar de seus primeiros livros se inserirem na tradição do Romantismo.

Machado de Assis - Vida e Obra. Publica seu primeiro poema, "Ela", após tornar-se colaborador do jornal Marmota Fluminense, de Francisco de Paula Brito.

Trata-se de um consenso bastante sólido na cultura brasileira. Mas, como nada no Brasil é simples e corriqueiro, ele não é leitura que se abre generosa aos que dele se aproximam. Ler Machado é uma conquista árdua que exige grande trabalho.

Em se tratando da sua prosa, vista por muitos como a principal seara de sua literatura, a obra de Machado é frequentemente dividida em duas fases, sendo a segunda classificada como “realista”.

Ele foi um divisor de águas na história da nossa Literatura, servindo de inspiração para as gerações de autores que o sucederam. Descrevia as características da sociedade brasileira e, em suas páginas, deixou um fiel retrato historiográfico da formação do Brasil.