Qual foi o primeiro livro de Monteiro Lobato?

Perguntado por: apinhos . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.9 / 5 3 votos

Urupês

Em 1914, publicou seus primeiros contos e artigos no jornal 'O Estado de São Paulo', como 'Urupês' e 'Velha Praga', os quais fizeram parte de sua primeira obra, intitulada Urupês. Em 1917, Lobato editou sua primeira coletânea de contos, Urupês (1918), obra na qual criou o Jeca Tatu, um de seus personagens mais famosos.

O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado 18 de abril, data de nascimento de Monteiro Lobato. Uma homenagem ao homem que em sua carreira literária escreveu 26 títulos voltados ao público infantil. Anunciado pelo Ministério da Educação (MEC), as obras do autor passaram a ter domínio público em 1º de janeiro de 2019.

O Picapau Amarelo (1939)
Publicado em 1939, o livro mais famoso de Monteiro Lobato começa com uma carta escrita pelo Pequeno Polegar para a Dona Benta.

  • Reinações de Narizinho (1931)
  • O Saci (1921)
  • Memórias da Emília (1936)
  • Urupês (1918)
  • O Picapau Amarelo (1939)
  • Caçadas de Pedrinho (1939)

O escritor brasileiro, famoso por muitas obras, entre elas o Sítio do Picapau Amarelo, visitou a exposição de Anita e não compreendeu o estilo artístico dela, comparando seus quadros aos desenhos “que ornam as paredes internas dos manicômios” e ainda a uma "arte anormal".

Ao lado da literatura infantil, Monteiro Lobato também deixou extensa obra voltada para o público adulto. Retratou os vilarejos decadentes e a população do Vale do Paraíba, quando da crise do café. Lobato situa-se entre os autores do Pré-Modernismo, período que precedeu a Semana de Arte Moderna.

O Sítio do Picapau Amarelo foi ao ar na Rede Globo de 1977 a 1986 em parceria com a TVE e o MEC, que foi a mais conhecida das versões, mas houve a da TV Tupi entre 1951 e 1962, ao vivo, na TV Cultura em 1964 e na Rede Bandeirantes entre 1967 e 1969.

1921

A história do Sítio do Picapau Amarelo teve início no ano de 1921, quando Monteiro Lobato publicou o livro Narizinho Arrebitado.

Zé Brasil

Dessa indignação surgiu o seu último livro Zé Brasil, publicado pela Editorial Vitória, em que Lobato mais uma vez reelaborava o seu personagem Jeca Tatu, transformando-o em trabalhador sem-terra e esmagado pelo latifúndio.

18 de abril é a dada escolhida para celebrar o Dia Nacional do Livro Infantil, pois em 1882 nascia o primeiro escritor brasileiro a escrever para crianças: Monteiro Lobato.

Monteiro Lobato

A data homenageia também Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil no Brasil, que dedicou sua vida à escrita de histórias que encantaram e educaram gerações de crianças brasileiras.

  • Reinações de Narizinho (1931)
  • O Saci (1921)
  • Caçadas de Pedrinho (1939)
  • Memórias da Emília (1936)
  • Emília no País da Gramática (1934)
  • Aritmética da Emília (1935)

Sempre à frente do seu tempo, tinha o sonho como matéria prima e procurou transformar o Brasil num país moderno e desenvolvido. Era audacioso, empreendedor e criativo. Nesta obra você encontrará um pouco de sua vida, curiosidades, prisão e morte deste grande escritor que foi Monteiro Lobato.

Monteiro Lobato

Anita Malfatti

Anita Malfatti: a mulher que trouxe o modernismo para o Brasil.