Qual é o enredo do livro Dom Casmurro?

Perguntado por: amarques . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.9 / 5 15 votos

Sinopse*: "Dom Casmurro" conta a história de Bento Santiago (Bentinho), apelidado de Dom Casmurro por ser calado e introvertido. Na adolescência, apaixona-se por Capítu, abandonando o seminário e, com ele, os desígnios traçados por sua mãe, Dona Glória, para que se tornasse padre.

Capitu morre no exterior e Ezequiel tenta reatar relações com ele, mas a semelhança extrema com Escobar faz com que Bento Santiago o rejeite novamente. O destino de Ezequiel é infeliz: ele morre de febre tifóide durante uma pesquisa arqueológica em Jerusalém.

O foco narrativo é, portanto, em primeira pessoa e toda a narrativa é uma lembrança do personagem sobre sua vida, desde os tempos de criança, quando ainda era chamado de Bentinho.

Sempre tendemos a idealizar o passado
É algo preciso de todos nós. Em algum momento, pelo menos uma vez na vida, tendemos a acreditar que antes era melhor por um motivo qualquer. A distância distorce os fatos e a memória – Bentinho que o diga.

Em Dom Casmurro, Machado de Assis trata a complexidade das relações humanas, cruzando verdade e imaginação, traição e desconfiança. Tal como acontece muitas vezes na vida real, neste romance o possível adultério surge envolto em mistérios, suscitando muitas questões que ficam sem resposta.

Quanto Capitu finalmente engravida e gera o filho, Ezequiel (nome em homenagem ao amigo), Bentinho se sente traído, pois não consegue tirar da sua cabeça que ele é, na verdade, fruto da traição entre ela e seu amigo Escobar. Além disso, Bentinho descreve sobre a similaridade existente entre seu filho e seu amigo.

Bentinho

Bentinho é o protagonista e também um antagonista da obra Dom Casmurro.

Qual é a frase mais famosa da obra Dom Casmurro? Frases de Dom Casmurro. Nem tudo é claro na vida. “Se eu pudesse contar as lágrimas que chorei na véspera e na manhã, somaria mais que todas as vertidas desde Adão e Eva.

Bento passa por inúmeros conflitos durante o enredo cujos principais podem ser considerados dois: a promessa de sua mãe de torná-lo padre, possível impedimento para que ele pudesse viver um romance com Capitu, sua amada e; posteriormente, a suspeita da traição de sua esposa com Escobar, amigo próximo que conheceu no ...

Então, Dom Casmurro é: “Senhor Obstinado, Teimoso e Cabeçudo”. Capitolina, Capitu traz no significado do nome: do Latim Caput - cabeça, domínio, imagem da esperteza, verbo capitular.

A história de Bento Santiago e Capitu nos mostra a importância de questionar nossas próprias percepções, de não julgar as pessoas com base nas aparências, de lidar com o ciúme de forma saudável, de enxergar além do amor cego e de considerar diferentes perspectivas.

Um dos motivos mais fortes que levaram Bentinho a se afastar de Capitu foi o fato de ele achar que seu filho, Ezequiel, fosse, na verdade, filho de seu amigo, Escobar, em virtude de uma semelhança na aparência e nos modos de agir.

Capitu, conhecida por seus "olhos de ressaca" e Bentinho com sua insegurança em relação à ninfa (como a chama no primeiro beijo do casal), nos faz lembrar dos nossos próprios medos e receios.

É esta a grande questão que magistralmente Dom Casmurro expõe ao longo de 148 capítulos: a dúvida que paira ao longo de toda a obra sobre a possibilidade de traição de Capítu, agravada pela extraordinária semelhança do filho de ambos, Ezequiel, com o grande amigo de Bentinho, Escobar.