Comportamento

Porque o dia 28 de junho é o Dia do Orgulho LGBT

Em 1969, esta data marcou a revolta da comunidade LBGT contra uma série de invasões da polícia de Nova York aos bares que eram frequentados por homossexuais, que eram presos e sofriam represálias por parte das autoridades.

... Ler mais

Quando começa a homofobia

Quase 20% dos estudantes de escola pública entre 15 e 29 anos não gostariam de ter um colega de classe travesti, homossexual, transexual ou transgênero – sendo que, no caso dos meninos, este percentual sobe para 31%.

... Ler mais

Como prevenir a homofobia nas escolas

O melhor caminho é estabelecer o diálogo e orientar acerca da diversidade sexual. A homofobia na escola: Como tratar do assunto? A escola tem importante papel no processo de conscientização, orientação e instrumentalização do corpo da criança e da formação do sujeito.

... Ler mais

Como os Direitos Humanos avaliam a homofobia

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara aprovou projeto que criminaliza a homofobia e a transfobia (PL 7582/14). O texto considera crime hediondo o homicídio cometido contra lésbica, gay, bissexual, travesti, transexual, intersexo e demais pessoas trans.

... Ler mais

Como lidar com a homofobia na escola

Promover um debate franco sobre a necessidade de se respeitarem as diferentes orientações sexuais. Reprimir ou impedir os comentários preconceituosos entre os alunos. O professor deve dar opinião sobre o tema apenas no final das discussões. Apresentar aos alunos dados e pesquisas socioculturais sempre que possível.

... Ler mais

Por que lutar contra a homofobia

A luta contra a homofobia está entrelaçada às pautas de defesa da diversidade, de combate ao preconceito e à discriminação, seja de cor, de etnia ou de orientação sexual. Por isso a importância e relevância de grupos defendendo e discutindo a diversidade entre as populações indígenas.

... Ler mais

Quais são as consequências do preconceito

São várias as consequências vislumbradas em vítimas de atos discriminatórios, dentre elas a depressão, a baixa autoestima, a agressividade, desvios comportamentais, formação debilitada da identidade, além de dificuldades na aprendizagem. Também são variados os comportamentos expressivos de quem sofre o preconceito.

... Ler mais

Quem pode resolver a homofobia

CONSELHO Nacional de Combate à Discriminação.

... Ler mais

Quais os objetivos do movimento feminista no Brasil

O principal objetivo do feminismo é acabar com todas as formas de discriminação e violência contra as mulheres, além de promover a construção de uma sociedade mais justa e igualitária para todos os gêneros. A pauta também inclui igualdade salarial e direitos reprodutivos.

... Ler mais

O que as feministas defendem

O feminismo é um movimento que luta pela igualdade social e de direitos para as mulheres e busca combater o modelo social baseado no patriarcado e os abusos e a violência contra as mulheres.

... Ler mais

Qual são os 3 pilares do feminismo

Quais são os 3 pilares do feminismo? Os 3 pilares do feminismo são: Autoconhecimento, Autoconfiança e Autogestão — conceitos já bem conhecidos e discutidos no mundo todo.

... Ler mais

Qual o lema das feministas

O “embrião” do movimento feminista surgiu na Europa em meados do século XIX, como uma consequência dos ideais propostos pela Revolução Francesa, que tinha como lema a “Igualdade, Liberdade e Fraternidade”.

... Ler mais

Quem foi a maior feminista da história

A francesa nasceu em 1908 e foi um dos maiores ícones do feminismo. Beauvoir estudou Filosofia na Universidade Sorbonne, em Paris, e aos 23 anos virou professora de Filosofia na Universidade de Marselha, onde produziu uma série de ensaios, livros e romances sobre o papel da mulher na sociedade.

... Ler mais

O que o feminismo mudou na sociedade

Com o crescimento do movimento feminista, a mulher tem alcançado cada vez mais, apesar de lentamente, lugares antes negados a elas. Essa ascensão permitiu-lhes questionar os dogmas sociais dentro dos quais estão inseridas. Dentro da pesquisa histórica, fatos já dados como verídicos puderam ser questionados.

... Ler mais

Por que todos devemos ser feministas

Você deve ler 'Todos devemos ser feministas' porque aborda algumas questões muito importantes de desigualdade e gênero que não afetam apenas as mulheres, mas também os homens. O feminismo é para todos, independentemente do gênero. E homens e mulheres se beneficiam disso.

... Ler mais

O que é ser feminina para os homens

Características como individualismo, força, lógica e racionalidade foram historicamente atribuídas ao masculino. Já intuição, vulnerabilidade, acolhimento e empatia costumam ser usadas para definir o feminino. “Nada disso existe”, defende a psicanalista e escritora Regina Navarro Lins.

... Ler mais

O que é a violência psicológica

Abuso psicológico, também conhecido como abuso emocional ou abuso mental, caracteriza-se quando uma pessoa submete ou expõe outra a um comportamento que pode resultar em traumas psicológicos, como ansiedade, depressão crônica, ou transtorno de estresse pós-traumático.

... Ler mais

Quais são as principais vítimas do feminicídio

De acordo com o relatório de monitoramento dos feminicídios, no Distrito Federal 89% das vítimas em 2022 foram mulheres negras (pretas e pardas), 76% tinham apenas o ensino básico (fundamental e médio) e Ceilândia foi a região administrativa com maior número de ocorrências.

... Ler mais

Porque é importante falar sobre feminicídio

O principio da lei de feminicidio é sem duvida uma garantia para todas as mulheres e meninas, pois será utilizada quando for praticado crime contra a mulher por razões da condição de sexo feminino. O princípio da lei de feminicídio é fundamental no campo político, social e jurídico.

... Ler mais

Qual o índice de feminicídio no Brasil 2023

Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, no primeiro semestre do ano passado, em média, quatro mulheres foram vítimas de feminicídio, por dia, no Brasil. No Distrito Federal, já foram 8 assassinatos em 2023, quase metade do registrado no DF durante todo o ano passado.

... Ler mais