Porque o dia 28 de junho é o Dia do Orgulho LGBT?

Perguntado por: ogomes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 13 votos

Em 1969, esta data marcou a revolta da comunidade LBGT contra uma série de invasões da polícia de Nova York aos bares que eram frequentados por homossexuais, que eram presos e sofriam represálias por parte das autoridades.

No dia 28 de junho de 1969, a comunidade LGBTQIA+ de Nova York, revoltou-se com as condições em que viviam e com a necessidade de esconderem-se da sociedade, passaram a protesta nas ruas ao redor do bar Stonewall Inn durante 6 dia.

A primeira manifestação do orgulho gay no mundo aconteceu em 1970, um ano após membros da comunidade LGBT+ terem ido às ruas de Nova York protestar contra a abordagem violenta da polícia ocorrida no dia 28 de junho de 1969. Na época, a relação entre pessoas do mesmo sexo era proibido.

De um confronto entre policiais e manifestantes nos Estados Unidos, em 28 de junho de 1969, surgiu a data em que se comemora o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. O protesto acontecia em defesa do clube gay Stonewall Inn, aberto em 1967, no coração do boêmio bairro de Greenwich Village, em Nova York.

É um mês que simboliza muita luta pelos direitos civis, pelo respeito e pela simples igualdade. No post de hoje, vamos te mostrar a história do Mês do Orgulho e a importância de criar uma sociedade diversa.

A 1ª Parada do Orgulho Gay foi organizada no ano seguinte (1970), para lembrar e fortalecer o movimento de luta contra o preconceito. A Revolta de Stonewall Inn é tida como o “marco zero” do movimento de igualdade civil dos homossexuais no século XX.

E em 1960, o presidente Juscelino Kubitschek foi o responsável pela instituição do dia 28 de julho como Dia do Agricultor, sancionando o Decreto de Lei nº 48.630, de 27 de julho de 1960. O então presidente criou a data exatamente em homenagem ao centenário da fundação do Ministério da Agricultura por D. Pedro II.

Além dessas letras, que são as mais comuns, atualmente, há algumas correntes que indicam para uma sigla completa. É composta por: LGBTQQICAAPF2K+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Queer, Questionando, Intersexuais, Curioso, Assexuais, Aliados, Pansexuais, Polissexuais, Familiares, 2-espíritos e Kink).

A previsão é que ocorra no dia 23, um sábado. O trajeto da 21ª edição permanecerá o mesmo do ano passado; a concentração será no início da Avenida Presidente Vargas e seguirá até São Brás.

Atualmente, a sigla mais usada para contemplar orientações sexuais e diversidade de gênero é a LGBQIAP+, que abarca oito variações, além do sinal de mais, que indica outros grupos: lésbicas, gays, bissexuais, trans, queer, interssexuais, assexuais e pansexuais).

Em 28 de junho de 1969, durante as primeiras horas da madrugada, policiais à paisana do Departamento de Polícia de Nova York fizeram uma batida no bar nova-iorquino Stonewall Inn, um dos mais populares entre a comunidade LGBT da região e uma espécie de refúgio em meio a uma era de intolerância.

de 1969

De um confronto entre policiais e manifestantes nos Estados Unidos, em 28 de junho de 1969, surgiu a data em que se comemora o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. O protesto acontecia em defesa do clube gay Stonewall Inn, aberto em 1967, no coração do boêmio bairro de Greenwich Village, em Nova York.

· "Dia do Orgulho Hétero, a ser comemorado anualmente no terceiro domingo do mês de dezembro." Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Doação para ONGs ou instituições
Além de uma programação bem completa, entre as ações para Orgulho LGBTQI+ também pode estar uma doação para uma ONG voltada a pessoas da comunidade em situação de vulnerabilidade social. Realizando uma pesquisa, você encontrará várias possibilidades desse tipo.