Quais são as consequências do preconceito?

Perguntado por: dmaldonado . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 3 votos

São várias as consequências vislumbradas em vítimas de atos discriminatórios, dentre elas a depressão, a baixa autoestima, a agressividade, desvios comportamentais, formação debilitada da identidade, além de dificuldades na aprendizagem. Também são variados os comportamentos expressivos de quem sofre o preconceito.

Associados à discriminação estão processos adicionais de exclusão, invisibilização, marginalização, opressão, segregação e violência, cujas consequências são frequentemente dramáticas nas vidas daqueles/as que os experienciam de forma direta e/ou simbólica.

A origem do preconceito está nos valores, ideologias, interesses ou crenças de um determinado grupo social. O preconceito parte de uma visão de mundo pouco elaborada, repleta de ideias e certezas que não sobrevivem a um mínimo de reflexão ou exame crítico.

Por isso, é preciso ter uma postura rigorosa e educativa para evitar e combater esse tipo de situação.

  1. Apoie a diversidade. ...
  2. Reflita sobre seus conceitos e estude formas de mudar. ...
  3. Posicione-se e dissemine as informações. ...
  4. Implemente políticas de prevenção e um canal de escuta.

O preconceito é um problema ético de grande relevância, uma vez que se trata de um comportamento que cria inúmeros problemas, assim como disse o filósofo e jurista italiano Norberto Bobbio (1909-2004), cujas posições éticas e políticas são utilizadas por diferentes grupos.

Conclui-se que o preconceito racial é um problema que fomenta a exclusão social, ocasionando divergências no âmbito educacional, o que torna importante que os profissionais da Educação discutam pelo menos o bojo da Lei 10.639/ 2003, para desta forma analisar a questão racial.

A violência do preconceito, além de produzir o isolamento entre os indivíduos, introduz a desconfiança entre os pares e funciona nos moldes de uma severa autopunição do sentimento de culpabilidade. Sob o preconceito, os indivíduos tornam-se cúmplices do processo social que os engana e violenta.

O que é preconceito? O preconceito é um julgamento formado antecipadamente, caracterizado principalmente por não ter lógica ou fundamento crítico. Geralmente, ele é expresso por meio de atitudes discriminatórias, para com outras pessoas, tendências de comportamento, crenças e sentimentos.

O preconceito implica sempre uma relação social. Aparece como um modo de relacionar-se com 'o outro' diferente, a partir da negação ou desvalorização da identidade do outro e da supervalorização ou afirmação da própria identificação.

De acordo com os dados, 56% das vítimas por injúria de preconceito são mulheres negras. O levantamento mostra ainda que, em 2021, 166 pessoas sofreram preconceito de raça, cor, religião, etnia, procedência nacional e LGBTIfobia (preconceito contra lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e intersexuais).

A discriminação ocorre quando alguém adota uma atitude preconceituosa (baseada em ideias preconcebidas) em relação a alguém, seja por questões raciais, de gênero, orientação sexual, nacionalidade, religião, situação econômica ou qualquer outro aspecto social.

A formação de valores na escola proporciona aos alunos o respeito mútuo às diferenças, à solidariedade e à tolerância com os colegas e demais pessoas de seu convívio, levando-os a trabalhar em equipe e se socializar, aprendendo a ganhar e a perder.

“Uma vítima pode ter diversas complicações no seu desenvolvimento. Desde o comprometimento emocional, no abalo da autoestima, crises de ansiedade, síndrome do pânico, depressão, isolamento social”, explica o psicólogo clínico André Correia, de São Bernardo.

Como começar uma redação sobre racismo

  1. Contexto: introduzir o assunto de alguma maneira.
  2. Compreensão do tema: mostrar que você entendeu a pauta da redação, trazendo todos elementos do tema.
  3. Tese: a opinião que você pretende defender ao longo do seu artigo.

A pesquisa demonstrou que, quanto mais preconceito e práticas discriminatórias existem em uma escola pública, pior é o desempenho de seus estudantes. Entre as experiências mais nocivas vividas por esses jovens está o bullying.

A Lei 7.716/89 define os crimes resultantes de preconceito, que podem ser cometidos por intolerância racial, étnica, religiosa ou de nacionalidade.