solo argiloso
O solo argiloso é o mais fino entre os tipos de solo, pois a argila é uma substância com partículas muito pequenas.
... Ler maissolo argiloso
O solo argiloso é o mais fino entre os tipos de solo, pois a argila é uma substância com partículas muito pequenas.
... Ler maisSubsolo é a camada da crosta terrestre que fica abaixo do solo. No subsolo encontramos muitas riquezas minerais como ouro, prata, cobre, pedras preciosas, entre outros.
... Ler maisEles podem ser organismos microscópicos (o que não podemos enxergar a olho nu), como colêmbolos e ácaros de solo; ou macroscópicos como insetos (besouros, formigas, baratas, tesourinhas, paquinhas), miriápodes (embuás ou piolho-de-cobra, lacraia), aracnídeos (aranhas, escorpiões), nematóides, minhocas e moluscos ...
... Ler maisA composição do solo é variável de um tipo de solo para outro, pois os elementos químicos presentes na sua composição variam por meio de fatores como: umidade, Sol, vento, organismos vivos, clima e até a presença de biodiversidade.
... Ler maisCom o crescimento das cidades, mais dejetos são descartados na natureza, comprometendo os recursos hídricos. A indústria, por sua vez, também responde por uma grande quantidade de resíduos lançados nos rios e nos mares. Isso sem contar as atividades produtivas, como a exploração petrolífera e o agronegócio.
... Ler maisA biosfera inclui todos os ecossistemas da Terra, desde as altas montanhas (até 10.000 m de altura) até o fundo do mar (até cerca de 10.000 m de profundidade). Nesses diferentes locais, as condições ambientais também variam. Assim, a seleção natural atua de modo diversificado sobre os seres vivos em cada região.
... Ler maisA atmosfera é o envoltório gasoso do planeta Terra. Sendo assim, essa importante camada é formada essencialmente por gases, estando o nitrogênio e o oxigênio presentes em maior quantidade. Vapor d'água é também encontrado na atmosfera, mas em volume menor quando comparado ao conjunto de gases.
... Ler maisUm ecossistema é um conjunto formado pelas interações entre componentes bióticos, como os organismos vivos: plantas, animais e micróbios, e os componentes abióticos, elementos químicos e físicos, como o ar, a água, o solo e minerais.
... Ler maisO núcleo terrestre é a camada mais interna da Terra. Formado por níquel e ferro, divide-se entre o núcleo externo, que é líquido, e o núcleo interno, que se encontra no estado sólido. Com espessura de 3480 km, as temperaturas no núcleo terrestre chegam a 5000 °C.
... Ler maisA crosta é porção externa da Terra, a mais delgada de suas camadas e a que conhecemos melhor. Ela é tão fina em relação ao restante do planeta que pode ser comparada à casca de uma maçã em relação à maçã inteira.
... Ler maisSão elas: Crosta Terrestre ou Litosfera, Astenosfera, Manto Superior, Manto Inferior, Núcleo Externo e Núcleo Interno. A Crosta Terrestre é a camada mais externa e formada por rochas relativamente leves, com a composição de silício e alumínio. Sua espessura máxima varia entre 20 e 70 km em direção ao núcleo.
... Ler maisÁsia
As Américas, juntas, reúnem 41% de todos os recursos hídricos disponíveis, seguidas pela Ásia – maior e mais habitado continente – com 30%, pela África com 10%, depois a Europa com 7%, a Oceania com 5% e a Antártida com 5%.
... Ler maisExistem atualmente 271 usinas à biomassa em operação no Brasil, o que representa 12,7 gigawatts em capacidade, segundo dados da CCEE. O potencial representa quase uma usina de Itaipu, que soma 14 gigawatts em potência instalada.
... Ler maisOs combustíveis como etanol e biodiesel são um dos principais produtos provenientes da biomassa.
... Ler maisÉ um tipo de biomassa que provém dos rejeitos da agricultura, por exemplo, plantações de arroz, soja, milho, cana-de-açúcar e outras culturas.
... Ler maisO termo biomassa abrange uma grande variedade de materiais incluindo resíduos de culturas agrícolas, madeira, plantas marinhas, resíduos florestais, resíduos de pesca, polpa de celulose, lixívia, vinhaça e outros resíduos industriais orgânicos, lixo urbano e doméstico e lodo de esgoto (Yokoyama e Matsumura, 2008).
... Ler maisNo Brasil, a biomassa é utilizada prioritariamente para a geração de energia elétrica e para a produção de biocombustíveis. São produtos derivados da biomassa o biodiesel, o etanol, o biogás, o metanol e o biometano.
... Ler maisA biomassa de banana verde é um ingrediente culinário feito a partir da polpa da banana quando ainda está verde. É uma importante fonte de amido resistente, um carboidrato que proporciona benefícios para a saúde.
... Ler maisExistem cinco tipos de energia na natureza: térmica, elétrica, mecânica, radiante e química. Cada uma é responsável por uma ação diferente, como a realização de movimento, a produção de trabalho e o envio de luz para casas, prédios e estabelecimentos comerciais.
... Ler maisEntre as fontes de biomassa mais usadas estão, o bagaço da cana-de-açúcar (que representa 78%), casca de arroz, cavaco de madeira e capim elefante, por exemplo. Também é possível utilizar os gases resultantes da decomposição ou incineração de lixo em usinas especializadas.
... Ler mais