Sou obrigado a pagar o das?
O não pagamento da DAS-MEI pode ocasionar, entre outras punições, a perda do direito a benefícios previdenciários e o cancelamento do CNPJ.
E obrigado pagar Das
Para aproveitar os benefícios, é obrigatório pagar as guias mensais (DAS) até a data do vencimento e cumprir o número mínimo de contribuições(carência INSS).
Como parar de pagar o das
Realizar a baixa do CNPJ de Microempreendedor Individual
- Acessar o Portal do Empreendedor. a) Selecione o tema "Já Sou" ...
- Quitar débitos - Documento de Arrecadação Simplificado (DAS-MEI) a) Acesse o Portal do Simples Nacional. ...
- Fazer a Declaração Anual do Simples Nacional Situação especial.
Quem não paga o das
O não pagamento do boleto DAS pode gerar débitos na dívida ativa da União, além de levar ao cancelamento do seu CNPJ – que ocorre depois de 2 anos de inadimplência. Com o cancelamento do seu CNPJ, consequentemente você não conseguirá mais emitir notas fiscais.
Quantos meses posso ficar sem pagar o das
O MEI que ficar dois anos sem pagar o documento e sem fazer a Declaração Anual do Simples Nacional, fica com o CNPJ suspenso por 30 dias. Após o período, se a dívida não for quitada, o CNPJ MEI será cancelado. Pois após o cancelamento do MEI a dívida passa para o CPF do devedor.
O que acontece se eu não pagar o meu Das
Ao deixar de pagar a DAS estará, também, incorrendo em juros e correção monetária sobre os valores vencidos e não pagos. Poderá ainda ter seu CNPJ excluído do SIMEI e deixar de usufruir dos benefícios que a Lei do Simples Nacional confere a todos os optantes do Simples - como é o caso do MEI.
Sou obrigado a pagar os 10 por cento
Também é dever da empresa esclarecer o percentual praticado e reforçar que o pagamento não é obrigatório. É muito comum que o valor fique em até 10%, mas também é possível encontrar cidades, como São Paulo, que trabalham com taxas maiores, entre 12% e 15%.
Como cancelar o MEI sem pagar o das
Como cancelar o MEI gratuitamente (para quem quer dar baixa no CNPJ)
- Acesse o Portal do Empreendedor;
- Escolha a opção “Já sou MEI”;
- Selecione “Baixa da empresa”.
- Clique em “Solicitar Baixa”;
- Faça login com sua conta Gov.br;
- Confira seus dados e marque a declaração;
- Emita seu Certificado de Baixa.
Qual o juros e multa do DAS
Quais os juros do Simples Nacional atrasado? Os juros do Simples Nacional atrasado são incluídos no DAS no montante de 1% ao mês. Além disso, é cobrada multa de 0,33% por dia, limitada ao total de 20%.
Como cancelar o MEI que nunca foi pago
A baixa no MEI é totalmente gratuita e pode ser feita no Portal do Empreendedor. No site, você conseguirá atualizar o cadastro, alterar os dados e fazer o cancelamento do CNPJ.
Sou MEI e nunca paguei nada
Como regularizar o MEI atrasado? Para fazer a Regularização do MEI, o empreendedor deve entrar no Portal do Simples Nacional e emitir um DAS com o valor pendente. O valor pode ser parcelado e, a partir do pagamento e processamento da dívida, o CNPJ da empresa fica liberado corretamente.
Estou devendo o Simples Nacional
O contribuinte deve acessar o portal REGULARIZE, para consultar os valores devidos . É necessário se cadastrar na plataforma e fazer login. Para saber como acessar o REGULARIZE pela primeira vez, clique aqui. Autenticado, basta clicar em Consulta a dívida, selecionar todas as inscrições e clicar em Consultar.
Qual a multa de atraso do DAS
A entrega da DASN-SIMEI após o prazo fixado sujeitará o contribuinte a multa de 2% ao mês de atraso, limitada a 20%, sobre o valor total dos tributos declarados, ou o mínimo de R$ 50,00. A multa é emitida automaticamente após a transmissão da declaração.
O que acontece se não pagar o parcelamento do Simples Nacional
Caso sua empresa entre com pedido de parcelamento, é obrigatório pagar a primeira parcela para dar continuidade ao processo. Se não houver o pagamento, o pedido de parcelamento será automaticamente cancelado pelo sistema do Simples Nacional.
Quem está com o MEI atrasado tem direito ao benefício
MEI atrasado recebe auxílio doença? Dependerá do tempo que o MEI ficou sem realizar o pagamento dos tributos (o DAS). Mesmo deixando de pagar suas contribuições regularmente, o MEI ainda pode manter sua condição de segurado perante a Previdência Social por um período máximo de um ano.