Quem trouxe o rádio para o Brasil?

Perguntado por: operalta . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.3 / 5 4 votos

A primeira emissora brasileira foi a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, fundada em 1923 pelo antropólogo e educador Edgard Roquette-Pinto – que também viabilizou a primeira transmissão, em 1922, e é considerado o pai da radiodifusão no Brasil.

  • Guglielmo Marconi
  • Nikola Tesla
  • Reginald Fessenden
  • William Dubilier

7 de setembro de 1922

Em 7 de setembro de 1922 houve a primeira transmissão de rádio no Brasil.

Guglielmo Marconi

1896 - o cientista italiano Guglielmo Marconi realiza uma transmissão de rádio entre dois navios de guerra italianos distantes 13 km um do outro e obtém, em Londres, a patente do invento.

A importância de se destacar a Rádio Novos Rumos está no fato de ela ser considerada a primeira rádio comunitária do país. A rádio está localizada no município de Queimados -RJ, desde fevereiro de 1991.

Em documentos históricos, consta que o rádio foi inventado pelo italiano Guglielmo Marconi, que em 1896 montou o primeiro sistema prático de telegrafia sem fios (TSF), com equipamentos patenteados pelo norte-americano Nikola Tesla.

A história do rádio teve início em 1860, quando as ondas de rádio foram descobertas. Telefone: meio de comunicação eletroacústico que possibilita a transmissão de informação por meio da voz e de sinais sonoros. Foi inventado por volta da década de 1860 por Antonio Meucci, que o denominou de "telégrafo falante".

A história do rádio no Brasil começa com a primeira transmissão no país, que ocorreu em 1923 e foi feita por Edgard Roquete Pinto e Henry Moriza. Dessa forma, o acontecimento ocorreu na Exposição do Centenário da Independência. Durante o evento, os ouvintes acompanharam a ópera “O Guarani”, de Carlos Gomes.

No dia 07 de setembro de 1922, os brasileiros ouviram pela primeira vez uma transmissão de rádio durante a comemoração ao centenário da República do Brasil, do então presidente Epitácio Pessoa, na Rádio Sociedade, no Rio de Janeiro.

A partir da década de 1930, o presidente Getúlio Vargas estabeleceu regulamentação específica para os diversos setores de produção cultural e o rádio passou a ser utilizado como meio de propaganda ideológica. Também dele se fez uso para difundir a ideologia do Estado Novo.

Há 100 anos, no dia 7 de setembro de 1922, aconteceu a primeira transmissão de rádio no Brasil. Apaixonados pelo novo veículo começaram a trabalhar em iniciativas que resultaram nas primeiras emissoras do país.

A Música do Dia é Fala baixo, marcha de Sinhô que marcou presença no rádio brasileiro em 1922. O programa apresenta, diariamente, uma música para "ilustrar" um fato histórico ou curioso que ocorreu naquele dia ao longo da História.

A década de 1940 marcou o início de um novo tempo no rádio brasileiro. Foi uma época tão importante que anos mais tarde foi batizada como a Era de Ouro. A música erudita deu espaço ao popular, enquanto os programas feitos de modo amador se profissionalizaram.

7 de setembro de 1922

Foi em 7 de setembro de 1922 , há 100 anos, que uma antena receptora no morro do Corcovado, no Rio de Janeiro, transmitiu o discurso do então presidente da República, Epitácio Pessoa.

Mais de um século se passou e a invenção do padre brasileiro se mantém atual. Neste 13/2, quando se comemora o Dia Mundial do Rádio, são mais de 10 mil emissoras AM e FM em funcionamento no Brasil, segundo o Ministério das Comunicações.