Qual a importância de Maquiavel?

Perguntado por: nmoraes . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.1 / 5 15 votos

Através, principalmente, de sua famigerada obra “O Príncipe” Maquiavel foi um dos grandes responsáveis pela noção que hoje temos de poder. Muito embora corriqueiramente seu pensamento seja alvo de interpretações precipitadas, preconceituosas e injustas (WINTER, 2006).

Maquiavel foi o primeiro pensador a romper com a visão idealista sobre política. Ele enxergava o organismo político como ele é e não como deveria ser.

Nicolau Maquiavel (1469-1527) foi um filósofo político, historiador, estadista e escritor italiano, autor da obra-prima "O Príncipe". Foi profundo conhecedor da política da época e a estudou em suas diferentes obras. Viveu durante o governo de Lourenço de Médici.

A criação e legitimação do poder político estaria sujeita “à criação de uma tessitura social e constitucional que permitisse o desenvolvimento de energias cívicas”. Mas talvez a mais significativa contribuição de Maquiavel tenha sido no ramo social, principalmente no tocante à defesa da liberdade.

No período do Renascimento, os clássicos gregos e latinos passaram a lastrear o pensamento político. Maquiavel, no entanto, elaborou uma teoria política totalmente inédita, fundamentada na prática e na experiência concreta. "O Príncipe" sintetiza o pensamento político de Maquiavel.

Neste contexto assume grande importância a obra de Maquiavel, através da qual este propõe ensinar ao príncipe a arte de governar e manter um Estado que, para ele, tem de ser colocado acima de qualquer preocupação, mesmo que esta seja de ordem moral ou religiosa.

O objetivo maior de Maquiavel ao escrever O Príncipe era demonstrar todo o seu conhecimento político prático para a família Médici, que estava no poder, a fim de conseguir reaver o cargo público que tinha.

Selecionar aqueles que deseja manter como amigos, observar outros que se colocam como adversários, conservar aquilo que já fora conquistado, são alguns dos ensinamentos deixados por Maquiavel e que, dadas suas ressalvas, podem vir a serem úteis.

  • Leonardo da Vinci
  • Dante Alighieri
  • Erasmo de Roterdão
  • Aristóteles
  • Girolamo Savonarola
  • Platão

Resumo: Definido como fundador do pensamento político moderno, Nicolau Maquiavel é um dos autores centrais da história ocidental, ou mesmo mundial. Suas reflexões sobre o Estado colocaram-no como clássico das ciências humanas e autor indispensável para se entender a dinâmica política ainda hoje.

Nicolau Maquiavel é tido como o primeiro a pensar a política sob uma perspectiva moderna, deixando para trás todas as concepções filosóficas idealistas e desvinculando da política, os princípios morais, éticos e religiosos que até então eram entendidos como parte fundamental para as ações de um soberano, sua forma de ...

Maquiavel defende a ideia de que um estado forte depende de um governante eficaz, e para que ele seja bom, ele deve ter boas habilidades políticas. Para ele, são características relevantes de um bom príncipe, ser bondoso, caridoso, religioso e ter moral.