Quem foi o patrono de armas de infantaria?

Perguntado por: apereira3 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Antônio de Sampaio

Uma Homenagem a Rainha das Armas e ao Cearense, Patrono da Infantaria. Em 24 de maio, data de nascimento do Brigadeiro Antônio de Sampaio, o “Bravo dos Bravos”, o Exército Brasileiro comemora o Dia da Arma de Infantaria.

Antônio de Sampaio, Patrono da Arma de Infantaria do Exército Brasileiro, nasceu em 24 de maio de 1810, na cidade de Tamboril, estado do Ceará. Filho de Antônio Ferreira de Sampaio e Antônia Xavier de Araújo, foi criado e educado pelos pais no ambiente simples dos sertões.

Chefe militar ou personalidade civil escolhida com figura tutelar de uma força armada, de uma arma, de uma unidade, etc., cujo nome mantém vivas tradições militares e o culto cívico dos Heróis.

Duque de Caxias (Luís Alves de Lima e Silva) (1803-1880) foi um militar brasileiro. É o Patrono do Exército. Foi um dos maiores vultos da nossa história. Caxias foi chamado de “O Pacificador.” Em sua homenagem, o dia 25 de agosto, dia de seu nascimento, é comemorado o “Dia do Soldado”.

Duque de Caxias

O Decreto do governo Federal nº 51.429, de 13 de março de 1962, imortalizou o nome do invicto Duque de Caxias como o patrono do Exército Brasileiro e seu nome está imortalizado no Panteão da Pátria, em Brasília.

Antônio de Sampaio nasceu em 24 de maio de 1810, na cidade de Tamboril, estado do Ceará. Filho de Antônio Ferreira de Sampaio e Antônia Xavier de Araújo, foi criado e educado pelos pais no ambiente simples dos sertões.

Emílio Luís Mallet

Emílio Luís Mallet nasceu a 10 de junho de 1801, em Dunquerque, França. Veio para o Brasil em 1818, fixando-se no Rio de Janeiro.

Armas do Exército Brasileiro: Artilharia, Cavalaria, Infantaria, Engenharia militar, Intendência militar.

Manuel Luís Osório

Manuel Luís Osório (1808-1879)
Patrono da Cavalaria do Exército Brasileiro. Aos 14 anos participou da guerra de independência do Brasil (1822-1823), combatendo as tropas do Exército português na Província Cisplatina.

Patrono: são os padrinhos ou madrinhas dos formandos. É uma personalidade destacada no âmbito do corpo científico. Em geral, é uma pessoa de notório saber acadêmico, reconhecida pela competência e padrão de referência na área específica de conhecimento.

Em 13 de março de 1962 foi homologado o título de Patrono do Exército Brasileiro ao Marechal Luiz Alves de Lima e Silva. – incorporando o ideal de soldado e sendo a figura mais importante de sua tradição. Historiadores consideram que ele foi o maior oficial militar da história do Brasil.

Patrono da Engenharia. João Carlos de Villagran Cabrita nasceu em Montevidéu, onde seu pai - oficial brasileiro - estava a serviço, no dia 30 de dezembro de 1820.