Quem foi o viking que chegou na América?

Perguntado por: aramos . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.1 / 5 12 votos

Leif Eriksson

A chegada dos viquingues à América é habitualmente considerada como uma afirmação provocadora que questiona a tradicional atribuição a Cristóvão Colombo de ser o primeiro europeu a chegar às terras americanas, o primeiro Europeu a chegar nas Américas foi o líder Viking Leif Eriksson.

Em 2021, no entanto, um estudo publicado na revista “Nature” mostrou que os vikings estiveram na América do Norte em 1021, ou seja, quase 500 anos antes de Cristóvão Colombo. A descoberta foi feita a partir de fragmentos de madeira que continham marcas de uma tempestade solar do ano 992.

A confirmação da chegada dos vikings ao território americano aconteceu na década de 1960, quando uma expedição liderada por Helge Ingstad levantou uma série de artefatos e antigas ruínas que antes eram erroneamente considerados de origem indígena.

Os vikings são uma antiga civilização originária da região da Escandinávia, que nos dias atuais compreende o território de três países europeus: a Suécia, a Dinamarca e a Noruega.

Um estudo publicado na revista científica Nature revelou que os vikings chegaram às Américas quase 500 anos antes de Cristóvão Colombo.

De acordo com as sagas (e não contradizendo o registro arqueológico), a colonização foi abandonada por conflitos com os nativos e entre os próprios nórdicos. E a América ficaria para ser “descoberta” quase 500 anos depois.

Com base em seu idioma e mitologia, os vikings são considerados povos de origem germânica, originados da Escandinávia, atual região da Noruega, Dinamarca e Suécia.

Os normandos eram descendentes de vikings dinamarqueses e noruegueses a que foram dados suserania feudal de áreas no norte da França — o Ducado da Normandia — no século X. A este respeito, os descendentes dos vikings continuaram a ter influência no norte da Europa.

Cristóvão Colombo foi um navegador e explorador genovês. Foi o primeiro europeu a chegar nas terras do continente americano, chamado de Novo Mundo, em 1492.

A pesquisa também aponta três locais principais com diversidade genética onde havia miscigenação entre pessoas de diferentes regiões nessa época: o primeiro local fica na atual região da Dinamarca e os dois restantes, nas ilhas de Gotland e Ötland, na atual região da Suécia.

Ragnar foi um grande líder dos vikings que os comandou em várias incursões vitoriosas pela Europa, aterrorizando especialmente a Inglaterra. Seu ataque mais famoso aconteceu em 845, e ficou conhecido como o Cerco a Paris.

Ragnar Lodbrok
O viking mais famoso de todos os tempos é provavelmente Ragnar Lodbrok, uma figura semi-lendária que viveu no século IX. Ragnar foi dito ser um descendente do deus Odin, e era famoso por sua coragem, astúcia e ferocidade na batalha.