É possível estabelecer relação entre pobreza e guerra civil?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.7 / 5 19 votos

O fato comum mais impressionante entre os países propensos à guerra é sua pobreza. Países ricos quase nunca enfrentam guerras civis, e países de renda média, raramente. Mas 80% das guerras civis do mundo envolvem os cerca de 17% mais pobres da humanidade.

Podemos compreender acerca da pobreza bem como da guerra civil que ambas estão intimamente relacionadas. Isso porque quando há grande desigualdade em uma região, quando tratamos de questões financeiras ou sociais, por exemplo, uma guerra civil pode certamente ser gerada, por início de um rebelião, por exemplo.

As guerras causam mais pobreza, pois destroem cidades inteiras, ou mesmo países, além de matarem milhares de pessoas, o que também causa perda de potencial produtivo aos países, além de em áreas menos afetadas impedirem as pessoas de exercerem suas funções normais.

Em parte, a razão de os países pobres, estagnados, serem vulneráveis é que é fácil dar uma causa a um homem pobre. Mas também, ao que tudo indica, porque pobreza e crescimento baixo ou negativo são muitas vezes sintomas de governos corruptos e incompetentes, que podem provocar rebeliões.

As razões mais comuns são instabilidade política e disputa territorial. Porém, a existência de divergências ideológicas, religiosas e culturais também pode fomentar conflitos.