Qual é a origem do terrorismo?

Perguntado por: vcaetano6 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.3 / 5 14 votos

No entanto, a origem do terrorismo remonta para o século I d.C, quando grupos de judeus radicais (conhecidos por sicários) atacavam outros cidadãos (judeus ou não-judeus), simplesmente por não partilharem do mesmo posicionamento religioso que estes.

A guerrilha teve origem, tal como a conhecemos hoje, na Espanha (era chamada de guerrilla), no início do século XIX, quando a Península Ibérica foi invadida pelas tropas napoleônicas. A resistência espanhola a Napoleão fez-se de forma não sistemática, isto é, sem recursos e estratégias militares convencionais.

Esta é um dos métodos políticos utilizados por grupos que querem colocar em destaque seus pensamentos, dessa forma, esses grupos matam, sequestram e explodem pessoas de inocentes, ou autoridades, com a intensão de causar medo e instabilidade.

Terrorismo é uma ação violenta praticada com o intuito de intimidar cidadãos ou um governo por conta de uma determinada causa, seja política, econômica ou religiosa. O terrorismo é entendido como as ações violentas que são realizadas contra indivíduos ou patrimônios para intimidar pessoas e/ou um governo.

Etimologia (origem da palavra terrorista). Terror + ista.

História. O terrorismo tem sido registrado na História pelo menos desde a Grécia Antiga. Antes do século XIX os terroristas poupavam os inocentes não envolvidos no conflito.

A definição genérica elaborada pelo GT da Creden clas- sifica como terrorismo todo “ato com motivação política ou religio- sa, que emprega força ou violência física ou psicológica, para in- fundir terror, intimidando ou coagindo as instituições nacionais, a população ou um segmento da sociedade”.

Resposta: Terrorismo são atos violentos cometidos por pessoas ou grupos a fim de causar medo e danos materiais a um Estado ou uma população. O termo surgiu durante a Revolução Francesa, a fim de designar as facções mais radicais do processo revolucionário, entre 1793-1794.

Assim, o Terrorismo de Estado é utilizado como forma de imposição do terror através de ferramentas do Estado combinado com recursos da coletividade para eliminar qualquer indivíduo considerado como inimigo.

O terrorismo pode ser caracterizado como o emprego indiscriminado da violência contra pessoas ou coisas, com o objetivo de suscitar o sentimento de medo e pavor permanentes na sociedade e, desse modo, enfraquecer ou minar politicamente governos ou Estados.

Ela surgiu dos ataques de 11 de setembro nos Estados Unidos, dos ataques de Madrid em 23 de março de 2004 e do ataque de Londres em julho de 2005. A estrutura tem quatro pilares: prevenir, proteger, perseguir e responder (Monar 2007).

Resposta. Ataques terroristas ocorrem por desconcordância de opiniões assim como : religião , cor de pele , opção sexual e outros preconceitos , ou também por território e poder.