Como terrorismo se manifesta?

Perguntado por: vjaques8 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.8 / 5 20 votos

O terrorismo pode ser voltado contra indivíduos, mas também contra patrimônios, e as formas mais comuns são por ataques a bomba e por tiroteios. Atualmente, são comuns ataques terroristas de grupos fundamentalistas islâmicos e de homens radicalizados defensores de ideais neonazistas e de extrema-direita.

Tentativas de acesso não autorizado a áreas restritas de instalações públicas ou privadas de grande circulação. Discursos extremados, inclusive em redes sociais, de ódio e incitação à violência. Divulgação de ameaças, inclusive em redes sociais, de atentados terroristas.

O artigo 2º define o conceito de terrorismo como sendo a prática de atos de destruição, definidos na mencionada lei, por uma ou mais pessoas, motivados por xenofobia, ou qualquer forma de discriminação ou preconceito, com a finalidade de provocar terror na sociedade ou de maneira generalizada.

A definição genérica elaborada pelo GT da Creden clas- sifica como terrorismo todo “ato com motivação política ou religio- sa, que emprega força ou violência física ou psicológica, para in- fundir terror, intimidando ou coagindo as instituições nacionais, a população ou um segmento da sociedade”.

Resposta. Ataques terroristas ocorrem por desconcordância de opiniões assim como : religião , cor de pele , opção sexual e outros preconceitos , ou também por território e poder.

Ela surgiu dos ataques de 11 de setembro nos Estados Unidos, dos ataques de Madrid em 23 de março de 2004 e do ataque de Londres em julho de 2005. A estrutura tem quatro pilares: prevenir, proteger, perseguir e responder (Monar 2007).

Ataques terroristas têm efeitos devastadores: vidas são perdidas, famílias destruídas, pânico e revolta tomam conta dos cidadãos. Mas esses efeitos podem ser ainda mais perversos. Afetam a economia do país ou da região alvo do terrorismo.

Segundo a chefia da ONU
Segundo Kofi Annan, qualquer ação constitui terrorismo se tiver a intenção de causar a morte ou sérios danos corporais a civis ou não combatentes, com o propósito de intimidar uma população ou obrigar um governo ou uma organização internacional a fazer ou se abster de praticar qualquer ato.

A Lei Antiterrorismo é a denominação dada à lei nacional brasileira nº 13.260/2016 . Uma lei ordinária de autoria do poder executivo que trata da tipificação, julgamento e punição para crimes de natureza terrorista no território nacional do Brasil.

Enquanto as guerrilhas procuram se aproximar ao máximo da estrutura militar de comando e obediência, as organi- zações terroristas não compartilham de um tipo preferencial de estrutura organizacional. Outra diferenciação comumente apontada para distinguir guer- rilha de terrorismo baseia-se na atuação operacional.

O terrorismo nacionalista foi fundado por grupos que desejavam formar um novo Estado-nação dentro de um Estado já existente (separação territorial), como no caso do grupo terrorista separatista Eta, na Espanha: o povo Basco não se identifica como espanhol, mas ocupa o território espanhol e é submetido ao governo da ...

Etimologia (origem da palavra terrorista). Terror + ista.

No Brasil, um exemplo de terrorismo de Estado foi a atuação do DOPS durante a ditadura militar. O acúmulo sistemático de informações sobre cidadãos considerados suspeitos de subversão potencializou um processo de terror.

Resposta: Terrorismo são atos violentos cometidos por pessoas ou grupos a fim de causar medo e danos materiais a um Estado ou uma população. O termo surgiu durante a Revolução Francesa, a fim de designar as facções mais radicais do processo revolucionário, entre 1793-1794.