Quais são os países socialistas no mundo?

Perguntado por: egomes6 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.5 / 5 2 votos

Atualmente, os Estados que conservam total ou parcialmente estas características seriam: A República Moldava da Transnístria, a República Popular da China, a República de Cuba, a República Democrática Popular da Coreia, a República Democrática Popular do Laos, e a República Socialista do Vietnã.

A política socialista tem uma orientação tanto internacionalista quanto nacionalista; organizada por meio de partidos políticos e contra a política partidária; às vezes coincidindo com os sindicatos e outras vezes independentes e críticos deles; e presente em países industrializados e em desenvolvimento.

A Declaração de Princípios e Programa do Partido Socialista foram aprovados em agosto de 1973 e resultaram de diversas contribuições de militantes e simpatizantes do interior e do exterior.

Capitalistas: Holanda, Nova Zelândia, EUA, França, Reino Unido, Brasil, Alemanha Ocidental, Austrália, Portugal, Espanha, Socialistas: Rússia, Bulgária, China, Coréia do Norte, Vietnã, Polônia, Alemanha Oriental, Cuba, Checoslováquia, Hungria.

Tal instabilidade foi resultado de diversos fatores, dentre os quais podemos destacar o baixo nível tecnológico em relação aos outros países. Isso porque o país investiu somente na indústria bélica, deixando de lado a produção de bens de consumo. Além, da diminuição drástica da produção agropecuária e industrial.

Embora esse pensamento existisse, o Socialismo na Argentina começou na década de 1890 com a formação do "Partido Socialista" em 1896.

Em 1892, o Primeiro Congresso Socialista do Brasil ocorreu no Rio de Janeiro. Mais tarde naquele ano, em São Paulo, ocorreu outro Congresso Socialista, independente deste último. Nesse mesmo ano, foi fundado no Rio de Janeiro o Partido Operário Socialista. Este é considerado o primeiro partido socialista do Brasil.

Rússia

O primeiro país a adotar o socialismo como sistema socioeconômico foi a Rússia, após a Revolução Russa em 1917. Em 1922, formou-se a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), constituída por 15 repúblicas, cujo o poder central se concentrava em Moscou, na Rússia.

LISBOA — Quase dois meses após a dissolução do Parlamento, Portugal decide nas eleições legislativas antecipadas de domingo se vira à direita ou segue com governo de centro-esquerda. Em caso de derrota, o primeiro-ministro António Costa prometeu que deixará a liderança do Partido Socialista (PS), de centro-esquerda.

Pragmático, Costa virou primeiro-ministro de Portugal graças à esquerda radical. Foi graças ao pacto inédito entre socialistas, esquerda radical e comunistas, que ficou conhecido como "Geringonça", que o ex-vereador e ex-prefeito de Lisboa chegou ao poder em 2015, após eleições que tinha perdido.

As vantagens do Socialismo

  1. Diminui a desigualdade. No socialismo, nenhum indivíduo pode ter mais do que o outro, e as empresas são de propriedade do governo. ...
  2. Necessidades atendidas. As necessidades de todos devem ser satisfeitas. ...
  3. Mobilização de mercadorias. ...
  4. Direitos humanos básicos garantidos.

Entre as desvantagens do socialismo está falta de concorrência e de diversidade no mercado, já que ele é controlado pelo Estado.

Um sistema econômico socialista baseia-se em alguma forma de propriedade social dos meios de produção, o que pode significar cooperativas autônomas ou a propriedade pública direta; onde a produção é voltada diretamente para o seu uso.