Qual a maior desvantagem do socialismo?

Perguntado por: ecortes . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.9 / 5 6 votos

Entre as desvantagens do socialismo está falta de concorrência e de diversidade no mercado, já que ele é controlado pelo Estado.

“A desvantagem do capitalismo é a desigual distribuição das riquezas; a vantagem do socialismo é a igual distribuição das misérias” Winston Churchill, nascido neste dia, há 147 anos.

Tal instabilidade foi resultado de diversos fatores, dentre os quais podemos destacar o baixo nível tecnológico em relação aos outros países. Isso porque o país investiu somente na indústria bélica, deixando de lado a produção de bens de consumo. Além, da diminuição drástica da produção agropecuária e industrial.

As desvantagens do Socialismo

  1. A falha histórica. Em todo o mundo, vários países testaram a ideia do socialismo, e todos falharam. ...
  2. Nada é seu. É proibido possuir propriedade privada em uma sociedade socialista. ...
  3. Menor inovação e crescimento. ...
  4. Custa caro.

Para impor a igualdade na economia, o socialismo cria uma forte desigualdade no poder político. A riqueza dos ricos é absorvida pelos escolhidos do governo, uma vez que este poder não se sustenta gratuitamente.

O capitalismo é um sistema econômico que se pauta na busca pelo lucro. O socialismo defende a distribuição da riqueza produzida pela sociedade de maneira igualitária. O capitalismo defende o individualismo e a propriedade privada. O socialismo defende a coletividade, a igualdade e se opõe à propriedade privada.

Socialismo é uma filosofia política, social e econômica que abrange uma gama de sistemas econômicos e sociais caracterizados pela propriedade social dos meios de produção. Inclui as teorias políticas e movimentos associados a tais sistemas. A propriedade social pode ser pública, coletiva, cooperativa ou patrimonial.

O socialismo tem como visão o bem comum de todos os indivíduos da sociedade, sendo que o governo providencia o que é necessário para os cidadãos. Uma desvantagem desse sistema é que é difícil estabelecer negócios quando tudo é controlado e limitado pelo governo.

Atualmente, os Estados que conservam total ou parcialmente estas características seriam: A República Moldava da Transnístria, a República Popular da China, a República de Cuba, a República Democrática Popular da Coreia, a República Democrática Popular do Laos, e a República Socialista do Vietnã.

Um sistema econômico socialista baseia-se em alguma forma de propriedade social dos meios de produção, o que pode significar cooperativas autônomas ou a propriedade pública direta; onde a produção é voltada diretamente para o seu uso.

A principal desvantagem do sistema capitalista é a ampla desigualdade social, expressa especialmente por meio das diferenças entre os detentores dos meios de produção e os trabalhadores assalariados.

Vantagens do socialismo
O privilégio do bem-estar individual é eliminado, priorizando o interesse geral e o bem-estar coletivo. É muito focado em conceitos como desigualdade. Em outras palavras, promove sociedades mais igualitárias, onde não há diferenças notáveis ​​nos níveis de renda da população.

De acordo com os cálculos da organização, o número de mortos pelos regimes comunistas/socialistas em todo o mundo é superior a 100 (cem) milhões. A China lidera o ranking, com o número estimado de mortes de 65 (sessenta e cinco) milhões de pessoas.

- Elevados investimentos em produção de armamentos, em função da competição gerada pela Guerra Fria, feitos pelos países que adotavam o socialismo, sobretudo pela URSS. Isso gerou redução drástica de investimentos nas áreas sociais e na produção de mercadorias, causando desabastecimentos e grande insatisfação popular.

Algumas características do socialismo são:

  • socialização da produção de riqueza;
  • controle dos meios de produção pelos trabalhadores;
  • combate às desigualdades;
  • abolição da propriedade privada;
  • tomada do poder pela via revolucionária;
  • abolição das classes sociais;
  • centralização do poder no Estado.

Comunismo (do latim communis) é um sistema ideológico e um movimento político, filosófico, social e econômico cujo objetivo final é o estabelecimento de uma sociedade comunista, ou seja, uma ordem socioeconômica estruturada sob as ideias de igualitarismo, propriedade comum dos meios de produção e na ausência de classes ...