O que a Constituição fala sobre responsabilidade social?

Perguntado por: iescobar . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.9 / 5 20 votos

47-48). O tema da responsabilidade social mostra-se obrigatório entre empresários, gestores dos meios de produção e do comércio em uma economia capitalista, a responsabilidade é entendida como obrigações constitucional, decorrente dos princípios sobre a ordem econômica, presentes no art.

É dessa maneira que surgiram três tipos de responsabilidade social: Responsabilidade Social Corporativa (RSC) Responsabilidade Social Empresarial (RSE) Responsabilidade Social Ambiental (RSA).

98), Responsabilidade social pode ser definida como o compromisso que uma organização deve ter para com a sociedade, expresso por meio de atos e atitudes que a afetem positivamente, agindo pro ativamente e coerentemente no que tange a seu papel específico na sociedade e a sua prestação de contas para com ela.

Environmental, Social and Governance (Meio Ambiente, Social e Governança) são os pilares que compõem a tão repetida sigla ESG no mundo corporativo, temas que têm características próprias e entraram, de vez, na pauta das organizações de todo o planeta.

A responsabilidade social diz respeito às atitudes e ações que empresas adotam, de forma voluntária, que buscam promover o bem-estar social. Uma organização socialmente responsável é aquela que possui uma forma de gestão ética e transparente colocando em prática projetos voltados para o benefício da sociedade.

Princípios da responsabilidade social

  1. Accountability. ...
  2. Transparência. ...
  3. Comportamento ético. ...
  4. Respeito pelos interesses das partes interessadas. ...
  5. Respeito pelo estado de direito. ...
  6. Respeito pelas normas internacionais de comportamento. ...
  7. Respeito pelos direitos humanos.

Por isso, trouxemos algumas formas de responsabilidade social para você aplicar na sua organização hoje mesmo!

  1. Reduzir o impacto ambiental. ...
  2. Educar o público-alvo. ...
  3. Criar líderes ambientais. ...
  4. Usar produtos naturais. ...
  5. Ações de voluntariado. ...
  6. Fazer doações para instituições sociais.

A responsabilidade social acontece quando as empresas, voluntariamente, adotam posturas e promovem ações cuja finalidade é o bem-estar dos clientes internos (funcionários, acionistas, etc.) e externos (consumidores). É diferente de uma ação tomada compulsoriamente, por força da lei.

Responsabilidade social é um conjunto de práticas que beneficiam o meio social. Ações que uma pessoa ou empresa adotam e trazem algum benefício à sociedade. Pode ser através de proteção ao meio ambiente, educação da comunidade local, incentivo à prática esportiva ou mesmo pequenos gestos no dia a dia.

Ideias de responsabilidade social para colocar em prática

  1. Minimizar o impacto ambiental. Todo segmento causa impacto no meio ambiente. ...
  2. Promover ações de voluntariado. ...
  3. Criar programas de capacitação. ...
  4. Desenvolver ações de saúde. ...
  5. Doar para instituições sociais.

Manter a palavra dada e cumprir com os compromissos assumidos. Agir com ética e integridade em todas as situações, mesmo que isso signifique tomar decisões difíceis. Seguir as leis e regulamentos estabelecidos para garantir a segurança e o bem-estar de todos.

A responsabilidade social é um fator determinante para as pessoas conseguirem conviver de forma mais empática na sociedade. Isso é essencial na hora de estabelecer relacionamentos e lutar por causas sociais.