O que é etnocentrismo é um exemplo?

Perguntado por: ualves . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.1 / 5 18 votos

São exemplos de etnocentrismo a intolerância religiosa e a xenofobia. No caso da intolerância religiosa, ou etnocentrismo religioso, o intolerante acredita que sua religião é a certa e todas as outras devem seguir os mesmo preceitos.

O que é etnocentrismo
A visão etnocêntrica é aquela que vê o mundo com base em sua própria cultura, desconsiderando as outras culturas ou considerando a sua como superior às demais.

Etnocentrismo é a concepção de membros de uma cultura ou grupo social como sendo o centro, o normal, e superior as demais. Já o relativismo cultural é baseado na ideia do outro (alteridade) como sendo relativa, não há um modelo cultural de referência.

Silvério conta que o conceito de etnocentrismo surgiu nas universidades em um contexto pós-Segunda Guerra Mundial, momento em que o mundo vivia o ciclo de independência das colônias africanas, percebia os resultados do massacre do povo judeu no Holocausto e quando o racismo passava a ser entendido como ideologia.

O que é relativismo cultural
Relativizar é deixar o julgamento de lado, assim como se afastar da sua própria cultura a fim de entender melhor o outro. Um exemplo de aplicação do relativismo cultural em pesquisas antropológicas pode ser visto no estudo de sociedades tradicionais isoladas de influências ocidentais.

1 resposta(s)
O conceito de Etnocentrismo é simples, e pode ser aplicado nos dias de hoje, por exemplo: Quando julgamos um comportamento, hábito, costume, valores utilizando o nosso como padrão, estamos agindo de forma etnocêntrica. Sendo essa atitude até hoje comum ao ser humano.

O conceito de Etnocentrismo é simples, e pode ser aplicado nos dias de hoje, por exemplo: Quando julgamos um comportamento, hábito, costume, valores utilizando o nosso como padrão, estamos agindo de forma etnocêntrica. Sendo essa atitude até hoje comum ao ser humano.

Etnocentrismo no Brasil
Durante esse processo, houve a inferiorização das culturas das populações indígenas e dos povos africanos. Muitas línguas indígenas e tradições indígenas não conseguiram sobreviver a este período e deixaram de existir. Já os costumes africanos eram vistos como ruins e demonizados.

O relativismo entende que não há nenhuma verdade absoluta, nem no âmbito moral e no campo cultural. Por isso, propõe uma abordagem cultural e moral sem julgamentos pré-concebidos.

Enquanto o termo eurocentrismo é utilizado somente em relação a Europa e sua posição de centralidade e importância ante as outras histórias e culturas, o etnocentrismo designa um tipo de preconceito donde a cultura em que o indivíduo pertence é considerada correta, enquanto as demais são consideradas absurdas.

Hoje o etnocentrismo é um dos principais causadores de vítimas do preconceito e da intolerância no mundo e podemos perceber esta afirmativa através das diversas guerras que são travadas no oriente médio e dos conflitos étnicos e racias que acontecem na Europa e também nos Estados Unidos.

Franz Uri Boas nasceu em 9 de julho de 1858, em Minden, Alemanha, vindo de uma família judia.