O que foram os burgueses?

Perguntado por: lesteves . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.9 / 5 5 votos

A burguesia consiste na classe social dominante dentro do sistema capitalista. Trata-se, na prática, daquele grupo de pessoas que detém os bens de produção ou o capital.

A principal característica da burguesia é a posse. São os burgueses os donos dos meios de produção. A origem da burguesia se deu com o fim do feudalismo, a Peste Negra, a fuga de servos para os burgos, o crescimento demográfico da Europa, as Cruzadas e os produtos vindos do Oriente para serem comercializados.

O termo “burguesia” designa a classe social dominante do sistema capitalista e está formada por proprietários de bens ou capitais. A burguesia surge no fim da Idade Média, com a expansão do comércio e das cidades medievais. A palavra tem origem em “burgos”, que significava “fortaleza” ou “pequenas cidades”.

Classe social que ascendeu entre a Idade Média e a Idade Moderna (séculos XVI e XVII). Foi muito importante na revolução econômica e cultural ocorrida nesse período. O termo burguesia veio dos burgos, espécies de pequenas cidades, em que a vida se dava de forma mais autônoma, entre meio rural e meio urbano.

Os burgueses, em termos históricos, eram as pessoas que habitavam nos burgos, as zonas comerciais das cidades medievais, representando a classe comerciante. Em termos marxistas, os burgueses eram os membros da burguesia, ou seja, os detentores dos meios de produção: são os donos das fábricas e das terras.

A burguesia francesa, preocupada em desenvolver a indústria no país, queria acabar com as barreiras que restringiam a liberdade de comércio internacional. Desta forma, era preciso que se adotasse na França, segundo a burguesia, o liberalismo econômico.

Finalmente, os membros mais destacados do Terceiro Estado, quanto a liderança: a burguesia. Esta se dividia em pequenos burgueses (pequenos comerciantes, artesãos), uma camada média (composta de lojistas, profissionais liberais) e a alta burguesia (grandes banqueiros, comércio exterior).

É possível entender a burguesia como sendo uma camada social que surgiu na transição da Idade Média para a Idade Moderna. Fazem parte da classe dos burgueses os proprietários do capital, ou seja, comerciantes, proprietários de imóveis e terras, industriais, detentores de riqueza e dos meios de produção.

A burguesia, da qual faziam parte os comerciantes, trabalhadores do campo e profissionais liberais, representava todo o restante da população. O Capitalismo comercial assim como as práticas mercantilistas vigoravam na Europa. O Antigo Regime tinha um Estado centralizado.

1 Por burguesia entende-se a classe dos capitalistas modernos, proprietários dos meios de produção social que empregam o trabalho assalariado. Por proletariado, a classe dos assalariados modernos que, não tendo meios próprios de produção, são obrigados a vender sua força de trabalho para sobreviver.

Se, anteriormente, ambas faziam parte do terceiro estado — o povo —, hoje o burguês representa a classe dominante. É ele quem detém o poder político e econômico, a partir do momento em que é dono dos meios de produção do capitalismo.

O renascimento urbano europeu teve início no século XI. A partir do crescimento comercial surgiu a burguesia, formada por comerciantes que desenvolveram o capitalismo. A Europa medieval passou por profundas mudanças.

Dessa forma, a burguesa se aliou aos reis para garantir benefícios econômicos, pois as novas doutrinas religiosas defendiam o trabalho e o lucro, ao contrário da Igreja Católica, que se opôs à usura, ou seja, à cobrança de juros.

Burgos foram um modelo de cidade pequena que surgiu na Europa na transição para a Idade Moderna, existindo fora da estrutura feudal. Estas cidades eram algo entre um espaço urbano e um rural. Havia muita movimentação, produção de bens e recursos — os quais eram a base para manutenção de vários vilarejos próximos.