O que significa classe trabalhadora?

Perguntado por: igarcia . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.6 / 5 9 votos

Classe trabalhadora é um conceito mais amplo da categoria clássica de proletariado, definida por Marx e Engels no Manifesto do Partido Comunista de 1848. O conceito de classe trabalhadora abrange não só o proletariado, mas todas as camadas sociais que vivem da venda da sua força de trabalho.

Ricardo Antunes - A classe trabalhadora hoje é um conjunto muito ampliado que compreende o operariado industrial, o trabalhador rural assalariado, os assalariados de serviços, como, por exemplo, a operadora que trabalha no telemarketing, os homens e mulheres que trabalham nos ...

Para o IBGE, “a pessoa ocupada é classificada em: empregado, trabalhador doméstico, trabalhador por conta própria, empregador, trabalhador auxiliar familiar.”

Proletariado para Max é sinônimo de classe trabalhadora ou classe operária. A exploração dessa classe é a fonte de lucro de sua opositora, a burguesia.

A classe trabalhadora enquanto tal, sujeito da história, só aparece mais tardiamente. As primeiras organizações das quais participam os trabalhadores aparecem no século XVIII e as primeiras verdadeiras organizações de trabalhadores o farão em meio ao processo de revolução industrial inglesa no começo do século XIX.

Assistente administrativo é a ocupação mais comum do Brasil, com 2,1 milhões de empregos. Na sequência, vem auxiliar de escritório, com 1,9 milhão de vínculos.

O rendimento habitual médio ficou em R$ 2.787, mais que o dobro do salário mínimo, aponta o IBGE. A remuneração mensal média do trabalhador brasileiro encerrou o trimestre que vai de setembro a novembro de 2022 com um aumento de 7,1% em relação ao mesmo período de 2021.

Na teoria marxista, a classe dominante é a burguesia, detentora dos meios de produção. A classe dominada é o proletariado, que não tem os meios de produção, mas participa com a principal engrenagem para manter o sistema produtivo: a sua força de trabalho.

As jornadas variavam até 16 horas de trabalho por dia em um cenário, composto por homens, mulheres, idosos e crianças. Nesse contexto, criada a classe operária, subjugada no interior das fábricas. A vida era, definitivamente, miserável.

O proletário se diferencia do simples trabalhador, pois este último pode vender os produtos de seu trabalho (ou vender o seu próprio trabalho enquanto serviço), enquanto o proletário só vende sua capacidade de trabalhar (suas aptidões e habilidades humanas), e, com isso, os produtos de seu trabalho e o seu próprio ...

Resposta: por que a maioria não tem estudo o suficiente para questionar, e eles têm medo de questionar, e acabar perdendo o único emprego que tem.