O que é terrorismo na política?

Perguntado por: igouveia . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.5 / 5 4 votos

Terrorismo é uma ação violenta praticada com o intuito de intimidar cidadãos ou um governo por conta de uma determinada causa, seja política, econômica ou religiosa.

Enquanto as guerrilhas procuram se aproximar ao máximo da estrutura militar de comando e obediência, as organi- zações terroristas não compartilham de um tipo preferencial de estrutura organizacional. Outra diferenciação comumente apontada para distinguir guer- rilha de terrorismo baseia-se na atuação operacional.

Do ponto de vista conceitual, o terrorismo consiste na imposição de uma vontade mediante o emprego sistemático de violência ou de técnicas de terror para fins políticos ou ideológicos, considerado o termo em seu sentido amplo (verbi gratia: prática de atentados objetivando desorganizar a sociedade existente para a ...

Terrorismo Seletivo
Nesse caso, há um alvo específico e suas ações são principalmente pautadas na chantagem, tortura, terror psicológico, dentre outros. Um notório exemplo desse tipo de terrorismo é o grupo estadunidense protestante e racista Ku Klux Klan (KKK), fundado em 1865.

2o O terrorismo consiste na prática por um ou mais indivíduos dos atos previstos neste artigo, por razões de xenofobia, discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia e religião, quando cometidos com a finalidade de provocar terror social ou generalizado, expondo a perigo pessoa, patrimônio, a paz pública ou a ...

Ela surgiu dos ataques de 11 de setembro nos Estados Unidos, dos ataques de Madrid em 23 de março de 2004 e do ataque de Londres em julho de 2005. A estrutura tem quatro pilares: prevenir, proteger, perseguir e responder (Monar 2007).

O terrorismo nacionalista foi fundado por grupos que desejavam formar um novo Estado-nação dentro de um Estado já existente (separação territorial), como no caso do grupo terrorista separatista Eta, na Espanha: o povo Basco não se identifica como espanhol, mas ocupa o território espanhol e é submetido ao governo da ...

[10] A Assembléia Geral, por sua vez, em 09 de dezembro de 1994, adotou a Resolução 49/60 onde terrorismo é conceituado como a prática de “atos criminosos planejados ou calculados para provocar estado de terror no público em geral, num grupo de pessoas ou em particulares por motivos políticos” (ONU, 1995).

A Lei Antiterrorismo determina que o terrorismo deve estar atrelado a razões de xenofobia, discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia e religião.

Esta é um dos métodos políticos utilizados por grupos que querem colocar em destaque seus pensamentos, dessa forma, esses grupos matam, sequestram e explodem pessoas de inocentes, ou autoridades, com a intensão de causar medo e instabilidade.