Por que Dom Pedro II ficou tanto tempo no poder?

Perguntado por: umaciel . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.5 / 5 18 votos

Ele se manteve tanto tempo no poder por saber dialogar com os diferentes setores da sociedade, além de ser o representante legítimo conforme a Constituição, e ter o poder de dissolver o parlamento conforme seus interesses. A dissolução do parlamento possibilitava o fim de qualquer tentativa de sua deposição.

Por que D. Pedro decidiu ficar no Brasil? O desejo da permanência do Príncipe-Regente Dom Pedro no Brasil se inicia com o temor de que Portugal retirasse do Brasil os direitos adquiridos com a elevação do Brasil a Reino Unido, em 1815.

Dom Pedro II governou o Brasil durante 49 anos, entre 23 de julho de 1840 a 15 de novembro de 1889, quando foi proclamada a República. Esse período ficou conhecido como Segundo Reinado. Por meio do “Golpe da Maioridade” foi nomeado imperador em 23 de julho de 1840, quando tinha apenas 14 anos de idade.

O dia 15 de novembro é uma data histórica para o povo brasileiro. Em 1889, no Rio de Janeiro, até então capital do pais, Marechal Deodoro da Fonseca liderou uma ofensiva que derrubou a Monarquia, na época, sob o comando do Imperador Dom Pedro II.

Ele assumiu o trono brasileiro em 1840, com apenas 14 anos de idade, e foi deposto pelos militares que lideraram a proclamação da república, em 1889. Dom Pedro II teve uma educação refinada, sabia falar várias línguas e era um grande entusiasta das inovações tecnológicas características da segunda metade do século XIX.