Por que ler O Príncipe de Maquiavel?

Perguntado por: gagostinho . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 20 votos

Em “O Príncipe”, Maquiavel discute os princípios e estratégias necessários para que um governante alcance e mantenha o poder político. Ele explora a natureza humana e argumenta que os governantes devem estar dispostos a utilizar a astúcia e a manipulação para atingir seus objetivos.

A obra é uma referência nas ciências humanas e é muito estudada especialmente nas áreas do direito, da filosofia e da sociologia. Na obra que se tornou clássica, Maquiavel escreveu não só como um político deveria conquistar o poder, mas sobretudo o que ele deveria fazer para se manter no seu cargo de liderança.

De acordo com Maquiavel, é melhor que o príncipe seja mais temido do que amado. Segundo ele, o governante temido mantém o povo em paz, unido e leal. É preferível que um indivíduo seja prejudicado do que todo o reino, por causa da fraqueza de um príncipe piedoso.

Maquiavel fez de O Príncipe um manual de ação política, cujo objetivo maior era a concretização de um poder absoluto, inabalável.

A conclusão de Maquiavel (1976, p. 103) é decisiva: não deve o príncipe “[...] apartar-se do bem, podendo, mas saber entrar no mal, se necessário”. Sem dúvida, a razão de Estado é contemplada, por Maquiavel, com um inquestionável teórico do que viria a configurar esse conceito.

As principais idéias de Maquiavel: -A suprema obrigação do governante é manter o poder e a segurança do país que governa, ainda que para isso ele tenha que derramar sangue. (Os fins justificam os meios). -A conduta do príncipe ( governante) deve ser de acordo com a situação.

O pensamento de Maquiavel tem uma importância ímpar nos estudos políticos pelo fato de ele estabelecer uma nítida separação entre a política e a ética, bem como por deixar de lado a antiga concepção de política herdada da Grécia antiga, que visava compreender a política como ela deve ser.

O pensador renascentista concluiu que ser temido é muito mais seguro do que ser amado. Isso porque, segundo ele, dos homens pode-se dizer que geralmente são ingratos, volúveis, dissimulados e ambiciosos.

Nicolau Maquiavel foi um importante teórico, pensador político, filósofo, historiador, diplomata, músico e escritor do Renascimento. Considerado o "Pai do Pensamento Político Moderno", nasceu em Florença, Itália, no dia 03 de maio de 1469.

Maquiavel define o homem como um ser. munido de virtude, com disposição nata a praticar o bem a si e aos outros. possuidor de fortuna, valendo-se de riquezas para alcançar êxito na política. guiado por interesses, de modo que suas ações são imprevisíveis e inconstantes.

Historiadores acreditam que Maquiavel foi mal interpretado ao longo dos anos. Em O Princípe, ele descreve o que os governantes das cidades-estado italianas faziam, ou deveriam fazer, para se manter no poder, e não tinha a intenção de defender essas ações, geralmente, despidas de qualquer valor moral.