Por que o elemento rádio tem esse nome?

Perguntado por: rassis . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.4 / 5 18 votos

Ele foi chamado de rádio (palavra de origem latina que significa “raio”), justamente por ser mais radioativo do que qualquer elemento conhecido até então. A partir de 1899, Marie e Pierre Curie se empenharam em isolar o rádio de uma tonelada de resíduos de pechblenda das minas de urânio de Joachimsthal, na Boêmia.

A descoberta e isolamento deste elemento foi recompensada com o Prémio Nobel. O nome rádio deriva do latim radius que significa raio. O rádio apresenta 14 isótopos radioativos.

O rádio é um dos elementos radioativos mais raros de ser encontrados na natureza, de modo que sua principal fonte de obtenção é o mineral pechblenda, um minério rico em urânio. Dessa forma, o rádio é considerado um subproduto da mineração do urânio. O rádio possui 34 isótopos e todos eles são radioativos.

Aparecendo na tabela periódica dos elementos químicos ao lado do bário, magnésio e do cálcio, com os quais partilha características semelhantes, o rádio foi descoberto, em 1898, pelo casal de físicos Marie e Pierre Curie a partir do urânio na forma de pecheblenda (minério que é mais radioativo do que o próprio urânio).

  • Marie Curie
  • Pierre Curie

Denominam-se elementos radioativos aqueles que apresentam átomos com a capacidade de eliminar espontaneamente radiação (alfa, beta ou gama) a partir de seus núcleos.

Quando recentemente obtido, o metal puro do rádio é branco brilhante, escurecendo quando exposto ao ar (provavelmente devido a formação de nitreto). O rádio é luminescente (produzindo uma coloração azul fraca), Reage com a água para formar hidróxido de rádio, Ra(OH)2, e é um pouco mais volátil que o bário.

Em Portugal, a diferença é exactamente a mesma: o rádio é o aparelho; a rádio é a emissora (ou estação) de rádio, assim como quando fica implícito o meio de comunicação rádio («A rádio e a televisão públicas...»). A excepção é quando o nome da estação de rádio, com mais de uma palavra, obriga ao género masculino.

O rádio, por si só, não emite luz verde brilhante, mas, quando misturado com o fósforo (feito de sulfeto de zinco e prata), fica mais interessante. As partículas alfa emitidas pelo rádio atingem os átomos do fósforo. Então, as partículas alfa forçam os elétrons desses átomos a pular para um nível de energia mais alto.

O rádio faz parte do cotidiano das pessoas, especialmente em um país continental como o Brasil, tornando-se um companheiro de todas as horas e um importante meio de informação, entretenimento e uma poderosa ferramenta de combate às notícias falsas.