O que é uma personalidade maquiavélica?

Perguntado por: jveloso . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 15 votos

Manipulação, amoralidade, cinismo, frieza emocional e falta de empatia. O autor deste livro afirma: “Todos conhecemos indivíduos maquiavélicos, mesmo que não os reconheçamos”.

Significado de Maquiavélica
Maquiavélica é o feminino de maquiavélico. O mesmo que: esperta, traidora, velhaca, ardilosa, dolosa, enganadora, pérfida, traiçoeira.

Os maquiavélicos veem a moralidade e a ética como uma fraqueza e acreditam que pessoas poderosas podem mentir e enganar a todos para alcançarem os seus objetivos. Segundo eles, a manipulação é uma ferramenta útil, que visa manter os subordinados sob controle.

Pessoa que age de forma pragmática, não se importando com os meios desde que seu objetivo possa ser alcançado.

1. Sistema político do florentino Maquiavel (1469-1527), baseado na astúcia, na má-fé e no oportunismo. 2. [Figurado] Perfídia, traição, velhacaria.

1 maquiavelista. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. 2 malicioso, ardiloso. 3 astuto, demoníaco, diabólico, endiabrado, infernal, manhoso, satânico, terrível, velhaco.

Maquiavélico é o adjectivo que os dicionários consultados mostram; não há registo de "maquiaveliano", embora haja forma alternativa atestada, maquiavelista (cf. Dicionário Houaiss).

As pessoas egocêntricas têm a necessidade de controlar os outros a todo momento para que eles se encaixem nas narrativas idealizadas em suas cabeças. Elas tentam fazer com que os outros ajam de acordo com suas ideias e expressem a sua admiração incondicional a elas.

O conceito de Tríade Negra da Personalidade corresponde a um cluster de traços de personalidade antagonistas ou antissociais nomeadamente o Narcisismo, Maquiavelismo e Psicopatia (Paulhus & Williams, 2002).

De acordo com a sua experiência, existem vários traços de personalidade que estão relacionados com o fracasso do líder, mas os três que mais consistentes são na generalidade dos estudos são o narcisismo, a psicopatia e o maquiavelismo, baptizados como a “Tríade das Trevas” ou a “Tríade Negra”.

As principais idéias de Maquiavel: -A suprema obrigação do governante é manter o poder e a segurança do país que governa, ainda que para isso ele tenha que derramar sangue. (Os fins justificam os meios). -A conduta do príncipe ( governante) deve ser de acordo com a situação.

O poder deixa de ser um vício dos poderosos e torna-se uma constante da natureza humana antes de toda política. Dominar o outro para não ser dominado - esse o moto dessa nova antropologia. Maquiavel observa o comportamento do homem sem nenhuma piedade, e projeta uma lista negativa do caráter humano.

Em sentido figurado significa astuto, manhoso, irónico, imoral. O maquiavelismo foi um sistema político defendido pelo florentino Maquiavel que achava justo que o Estado (o príncipe) usasse todos os recursos, até os mais pérfidos, para alcançar um determinado objetivo.

O termo “maquiavélico” sempre esteve associado à astúcia, falsidade e má-fé. Foi empregado, por exemplo, para caracterizar governos despóticos e políticos corruptos. Os dicionários apontam esse termo como “astuto”, “ardiloso”. De fato, o nome de Maquiavel foi considerado uma ameaça às bases morais da vida política.

Sua origem está no sobrenome do político e escritor florentino Niccolò Macchiavelli (1469-1527), entre nós traduzido como Maquiavel. Como vemos, “maquiavélico” é um adjetivo de conotação negativa: um governante maquiavélico é inescrupuloso, ardiloso; um plano maquiavélico é engendrado com perfídia, má-fé.