Quais são os pontos negativos da radiação?

Perguntado por: ifigueiredo . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.2 / 5 19 votos

No caso das radiações ionizantes, a exposição à energia pode levar a alterações e deformações na estrutura celular, decorrentes de várias mudanças na estrutura do DNA. Essas mutações no material genético, por sua vez, podem ter vários efeitos diferentes. Porém, um dos mais comuns é o desenvolvimento de câncer.

Além disso, esse tipo de exposição pode ocasionar queimaduras por todo o corpo, tumores e nódulos na tireoide, as mucosas dos aparelhos digestivos podem ser completamente eliminadas e também pode causar infertilidade permanente [4].

As radiações ionizantes são aquelas que têm energia suficiente para remover dos átomos, elétrons firmemente dispostos, criando então os íons. Têm energia suficiente para danificar o DNA das células e causar câncer. Elas podem ser classificadas com não evitáveis (naturais) e evitáveis (não naturais).

A radiação é uma ferramenta comum e valiosa na Medicina, pesquisa e indústria. Está presente em sistemas de saúde para realização de diagnósticos e, em altas doses, para tratar doenças como o câncer. Além disso, é usada para matar bactérias nocivas em alimentos e prolongar a vida útil de produtos frescos.

Por um lado: traz inegáveis benefícios médicos, pois possibilita identificar problemas de saúde. Inclusive pode ser utilizada para tratar o câncer. No entanto, a radiação tem uma desvantagem: sua capacidade de corromper o DNA. Ou seja, mais tarde, pode causar um câncer.

A radiação pode provocar basicamente dois tipos de danos ao corpo, um deles é a destruição das células com o calor, e o outro consiste numa ionização e fragmentação (divisão) das células.

A grande produção de lixo radioativo tem sido um problema ambiental para todo o mundo, devido às escassas e inadequadas condições de descarte e armazenamento. Esses rejeitos estão associados à contaminação do solo, dos cursos de água e do ar, resultando na destruição do meio ambiente de forma gradual.

Ao contrário do que muita gente pensa, o lugar mais radioativo do mundo não é Chernobyl — embora esse tenha sido um dos piores acidentes nucleares da história da humanidade. Hoje, os maiores níveis de radiação nocivos ao corpo humano e ao meio ambiente são encontrados na cidade de Fukushima, no nordeste do Japão.

O efeito biológico da radiação está relacionado com a capacidade de ela provocar ionização na matéria com a qual interage, isto é, com sua capacidade de arrancar elétrons da matéria, criando íons.

São tipos de ondas eletromagnéticas: ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios x e radiação gama.

A radiação é um dos fatores de progressão de várias neoplasias, exemplos são os tumores de tireoide, de mama e de pulmão, dentre outros, ela provoca também mutações genéticas que comprometem os mecanismos de reparo celular e proporcionam mudanças fenotípicas.

Soluções com radiação auxiliam no diagnóstico e tratamentos de doenças, incluindo do câncer! Apesar de muitos pacientes terem receios, a radiação e suas aplicações na saúde auxiliam no diagnóstico e tratamento de diferentes patologias, incluindo condições mais graves, como o câncer.

A radioatividade natural dá-se de maneira espontânea na natureza. Parte dessa radiação que recebemos vem dos alimentos consumidos no dia a dia, como o Radônio-226 e o Potássio-40, que se apresentam em níveis muito baixos e não atribuem riscos a nossa saúde e nem prejudicam os valores nutricionais dos alimentos.

Destarte, as principais doenças geradas pela radiação são: deformidades crônicas, problemas respiratórios e de circulação, envenenamento, diversos tipos de câncer, perturbações mentais, infecções, hemorragias, leucemia, anemia, catarata, dentre outros.