Quem tem problema de coração sente muito sono?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.3 / 5 15 votos

Esse sintoma pode indicar que o coração não está conseguindo bombear o sangue para os músculos e pulmões com toda a sua eficiência. Doenças cardíacas, como arritmia, angina, insuficiência cardíaca e a pressão alta, podem se manifestar por meio de sintomas como a fadiga.

Dor no peito e palpitações, são os sintomas mais comuns relacionados a problemas cardíacos.

Esta falta de oxigénio e nutrição faz com que os músculos se cansem muito mais rapidamente. Além disso, a capacidade de bombeamento reduzida provoca congestionamento nos pulmões, o que, por sua vez, causa falta de ar. Alguns doentes consideram difícil distinguir entre cansaço/fadiga e falta de ar.

Entre os exames de sangue usados para avaliar a saúde cardíaca, destacam-se: hemograma; perfil lipídico (determinam as dosagens de colesterol total, HDL, LDL e triglicerídeos); glicemia (mede a quantidade de glicose no sangue);

Exames para detectar problemas no coração
o eletrocardiograma; o raio X de tórax.

Diagnóstico com eletrocardiograma
Quando o paciente sofre de arritmia, geralmente, o coração dispara de forma súbita e também volta ao normal de forma súbita. Já os pacientes com crise de ansiedade, sentem as palpitações aumentarem e voltarem ao normal de uma forma mais gradual.

Poderá ter tosse persistente ou pieira (um ruído como um assobio nos pulmões ou respiração difícil) devido à insuficiência cardíaca. A pieira é semelhante à asma mas tem uma causa diferente na insuficiência cardíaca.

Como identificar um ataque cardíaco? Conheça 7 sinais

  1. 1 – Dor no Peito. ...
  2. 2 – Tonturas e vertigens. ...
  3. 3 – Sensação de enjoo e a perda do apetite. ...
  4. 4 – Dificuldades para respirar. ...
  5. 5 – Dores nos braços. ...
  6. 6 – Fraqueza. ...
  7. 7 – Dores na região do estômago.

Sintomas de insuficiência cardíaca
A congestão pulmonar (pulmões cheios de líquido) resulta em falta de ar, tosse seca ou respiração ofegante. A congestão dos outros tecidos do corpo é responsável pelo inchaço dos tornozelos, pernas e abdômen (inchaço corporal generalizado), ganho de peso e aumento da diurese noturna.

Por isso é expressa em BPM (batimentos por minuto). A frequência cardíaca pode variar muito, mas normalmente situa-se entre 60 bpm e 100 bpm num indivíduo em repouso ou atividades habituais. Para um indivíduo adulto em repouso, uma frequência cardíaca de 100 bpm, persistentemente, pode ser considerada alta.

Entre sintomas que podem ser um indicador de aterosclerose, podemos destacar:

  • sensação de peso ou de aperto no coração;
  • sensação de queimação no peito;
  • pontadas e dores mais agudas no peito ao realizar atividades físicas mais intensa;
  • falta de ar;
  • sudorese e suor frio.

Ressonância Magnética Cardíaca
Também conhecida como Ressonância Magnética do Coração, é o exame de escolha para avaliação da função do coração e um dos mais completos para analisar o músculo cardíaco.

Indicação do Cateterismo Cardíaco
O Cateterismo também é indicado na fase aguda do infarto do miocárdio, condição em que uma artéria coronária está totalmente ocluída. Nesses casos, o exame identifica o local da obstrução.

O eletrocardiograma é um dos principais exames do coração por conta da sua capacidade de investigar alterações elétricas, que se reflitam no ritmo e na frequência dos batimentos.

A dor provocada pela veia entupida costuma atacar regiões específicas como os músculos da panturrilha e da coxa. O momento em que ela surge também é um fator de destaque. Geralmente, essa dor aparece quando o indivíduo começa a caminhar e diminui quando ele descansa.

Podem variar desde sintomas discretos como mal-estar, dor na região anterolateral do pescoço, dor de cabeça (cefaleia), episódios de visão turva que melhora, discretas tonturas, até com os sintomas clássicos de AIT (acidente isquêmico transitório) em que os sintomas duram até 24 horas e com o AVC.